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Se você quiser fazer uma torta de maçã do nada, você precisa, primeiro, inventar o universo. Carl Sagan.

1. Como construir um jogo digital?

Geralmente o fluxo de trabalhado para construção de um jogo digital pode ser definido pelas etapas de Conceito, Funcional e Artista, a seguir vamos descrever cada etapa.

1.1. Conceito

Figura: Game design for PUBBY.
Figura: Game design for PUBBY.

A etapa conceitual é a mais abstrata do projeto, onde definimos o conceito do jogo baseado em uma história ou mecânica, esta etapa é necessária para apresentar, documentar e organizar a ideia do jogo.

Documentação e narrativa: Você não precisa de um contexto narrativo para cada jogo (isso é especialmente verdade em game jams), mas você precisará de alguma forma de quadro narrativo dentro do qual seu jogo funciona. Este é o lugar para descrevê-lo, as configurações, tema e estilo visual. Se o seu jogo tem personagens fortes, você pode usar este ponto para descrever qualquer história de fundo ou tema que os preocupe.

Um bom exemplo de documentação é o modelo Death VIP, utilize a estrutura do modelo para o desenvolvimento de trabalhos no decorrer do curso.

1.2. Funcional

Nesta etapa definimos como organizar o fluxo de atividades e comunicação do projeto. Devemos definir também as regras que devem ser desenvolvidas no projeto como por exemplo a implementação técnica da mecânica.

Fluxo de trabalho - Organize o encadeamento das fases de produção determinando a duração de cada uma delas, finalmente implemente um plano de comunicação dos envolvidos no projeto;

Regras - Defina regras do mundo do jogo que devem ser seguidas por desenvolvedores e roteiristas;

Figura: The growth of the gaming industry in the context of creative industries.
Figura: The growth of the gaming industry in the context of creative industries.

1.3. Artista

Como são os personagens? qual o ambiente? esse tipo de perguntas são apresentadas nessa etapa onde devem ser analisadas e aprovadas as representações visuais do jogo.

  • Storyboards;

  • Arte conceitual.

Figura: The Benefits of Embracing 3D in your Concept Art Workflow.
Figura: The Benefits of Embracing 3D in your Concept Art Workflow.

2. A equipe

Organizar a equipe é um trabalho interessante quando compreendemos as características do produto que vamos desenvolver e as aliamos aos perfis profissionais que devem atuar no desenvolvimento.

Figura: Mas qual é a diferença entre design de games, game art e game design?
Figura: Várias pessoas com papeis diferentes desempenham a produção do projeto [NOBREGA,Diemano]
Profissional Papel
Programador Desenvolvimento da mecânica do jogo
Artista Arte 2D, Arte 3D e animações
Design Ambiente e mecânica
Produtor Financiador e pode ter controle sobre o produto
Testador Realiza testes do produto
Compositor Musica tema e ambiente
Sound design Elementos sonoros durante a gameplay
Redator Roteirização e pesquisa documental

Tabela 1:Profissão e Papel.

Dungeon: Podemos comparar como um desafio em grupo de amigos dentro de um RPG, onde cada um papel é definido e necessário para o sucesso da missão.

Figura: Tips for positive player interactions in World of Warcraft instances.
Figura: Tips for positive player interactions in World of Warcraft instances.

3. Tarefas

Quais são as tarefas e atividades que devem ser executadas, por onde começamos? uma resposta para a pergunta é organize em pacotes de entrega. Defina e agrupe um conjunto de entregas baseadas em funcionalidades e comece a organizar a sua agenda.

Tarefas Descrição
Prototipação Protótipo ou modelo do jogo
Level design Ambiente e mecânica
Interface Interface com o jogador - HUD
Gerenciamento Acompanhamento das tarefas e comunicação das equipes
Líder de equipe Atua como interface entre as diversas necessidades

Tabela 2: Tarefas.

Figura: Improving Video Game Development: Facilitating Heterogeneous Team Collaboration through Flexible Software Processes.
Figura: Improving Video Game Development: Facilitating Heterogeneous Team Collaboration through Flexible Software Processes.

4. Limitações

Figura: The best survival games on PC in 2022.
Figura: The best survival games on PC in 2022.

O desenvolvimento de um projeto de um jogo digital pode ser limitado por vários fatores. Alguns dos principais fatores incluem:

4.1. Dinheiro

Estime os custos do projeto, orçamento e controle de custos de modo que o projeto possa ser terminado dentro do orçamento aprovado.

Figura: The Factors That Influence the Cost of Game Development.
Figura: The Factors That Influence the Cost of Game Development.
  • Estime os custos;

  • Determine o orçamento e estime os custos de atividades individuais ou pacotes de trabalho;

  • Controle custos, acompanhe e monitore as mudanças feitas na custo base.

4.2. Tempo

Fique atento aos prazos estabelecidos no escopo e o tempo estipulado para cada atividade.

Figura: How to take care of time management in web development.
Figura: How to take care of time management in web development.
  • Defina e identifique as ações específicas a serem realizadas para produzir as entregas do projeto;

  • Sequencie as atividades e documente os relacionamentos entre elas;

  • Estime os recursos por atividade, quantidade de material, pessoas, equipamentos ou suprimentos;

  • Desenvolva um cronograma do projeto;

  • Monitore o andamento do projeto e atualize o progresso e gerenciamento de mudanças.

4.3. Tecnologia

Considere de toda a base tecnológica do projeto.

Figura: Why infrastructure is a game-changer for the mobile gaming industry.
Figura: Infraestrutura necessária para atender todas as demandas do projeto.
  • Rede de comunicação interna;

  • Espaço de armazenamento e compartilhamento;

  • Versionamento da lógica de programação;

  • Modelo de distribuição do projeto;

  • Softwares e licenças utilizados.

4.4. Expertise

Organize as equipes com os papeis e responsabilidades designadas para a conclusão do projeto.

Figura: Time Management Skills for Developers: Best Tips, Tools, and Strategies.
Figura: Defina estratégias para cada papel dentro do projeto. [SESARDIC,Lena]
  • Desenvolva um plano de funções, responsabilidades, habilidades necessárias e relações hierárquicas do projeto;

  • Mobilize a equipe do projeto, confirme a disponibilidade e obtenha a equipe necessária;

  • Melhore as competências, interação e ambiente da equipe;

  • Acompanhe o desempenho dos membros da equipe, forneça feedback, resolva questões e acompanhe as mudanças.

5. Como organizar as ideias?

Sentir é criar. Sentir é pensar sem ideias, e por isso sentir é compreender, visto que o Universo não tem ideias. Fernando Pessoa.

5.1. Onde nascem as ideias?

Figura: The Witcher 3: Wild Hunt is like an open-world, playable Game of Thrones.
Figura: Jogo com temática medieval e fantasia. [WEBSTER, Andrew]
  • Outras ideias;

  • Mundo;

  • Jornal;

  • Jogos;

  • Experiências emocionais.

5.2. Cultivando ideias

Figura: Unravel creator hopes the game will make you call your mom.
Figura: Jogo simples com uma boa apresentação gráfica e uma história de fundo comovente. [FAROKHMANESH,Megan]
  • Seja curioso;

  • Como as coisas funcionam;

  • Crie elementos e os coloque no mundo;

  • Compartilhe o seu mundo com outras pessoas;

5.3. O que torna a ideia interessante é

Figura: Lost in Random é um misto de ótimo roteiro e gameplay criativo.
Figura: Procure as histórias não contadas. [KERBER,Diego]
  • Arranjo único;

  • Seja divertido;

6. O que nos inspira?

Figura: Um tributo aos fãs e um enorme passo nos jogos de ação em terceira pessoa.
Figura: A coragem é inspiradora. [MICALI, Bruno]
  • Lugar;

  • Pessoas;

  • Histórias;

  • Experiências pessoais;

7. Hábito

Figura: Review Journey.
Figura: Uma boa jornada ajuda na inspiração. [FERREIRA,Carlos Eduardo]

A maior virtude do game é, sem dúvida, conseguir comover sem sequer dizer uma palavra.

  • Caminhe
Figura: Easy-Peasy.AI.
Figura:Tranquil Morning Walk at Sunrise. [EASY-PEASY,AI]
  • Leia
Figura: EMiddle-Eastern Man Engrossed in Reading at Vintage Library.
Figura:Middle-Eastern Man Engrossed in Reading at Vintage Library. [EASY-PEASY, Reading]
  • Assista palestras
Figura: Janete Leao Ferraz e Mario Sergio Cortella no Cafe Filosofico - | 14.12.12 .
Figura: Janete Leao Ferraz e Mario Sergio Cortella no Cafe Filosofico - | 14.12.12 . [FERRO, Tatiana]
  • Assista os encontros de Me Conta uma História.