Organizando as ideias
Se você quiser fazer uma torta de maçã do nada, você precisa, primeiro, inventar o universo. Carl Sagan.
1. Como construir um jogo digital?
Geralmente o fluxo de trabalhado para construção de um jogo digital pode ser definido pelas etapas de Conceito, Funcional e Artista, a seguir vamos descrever cada etapa.
1.1. Conceito
A etapa conceitual é a mais abstrata do projeto, onde definimos o conceito do jogo baseado em uma história ou mecânica, esta etapa é necessária para apresentar, documentar e organizar a ideia do jogo.
Documentação e narrativa: Você não precisa de um contexto narrativo para cada jogo (isso é especialmente verdade em game jams), mas você precisará de alguma forma de quadro narrativo dentro do qual seu jogo funciona. Este é o lugar para descrevê-lo, as configurações, tema e estilo visual. Se o seu jogo tem personagens fortes, você pode usar este ponto para descrever qualquer história de fundo ou tema que os preocupe.
Um bom exemplo de documentação é o modelo Death VIP, utilize a estrutura do modelo para o desenvolvimento de trabalhos no decorrer do curso.
1.2. Funcional
Nesta etapa definimos como organizar o fluxo de atividades e comunicação do projeto. Devemos definir também as regras que devem ser desenvolvidas no projeto como por exemplo a implementação técnica da mecânica.
Fluxo de trabalho - Organize o encadeamento das fases de produção determinando a duração de cada uma delas, finalmente implemente um plano de comunicação dos envolvidos no projeto;
Regras - Defina regras do mundo do jogo que devem ser seguidas por desenvolvedores e roteiristas;
1.3. Artista
Como são os personagens? qual o ambiente? esse tipo de perguntas são apresentadas nessa etapa onde devem ser analisadas e aprovadas as representações visuais do jogo.
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Storyboards;
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Arte conceitual.
2. A equipe
Organizar a equipe é um trabalho interessante quando compreendemos as características do produto que vamos desenvolver e as aliamos aos perfis profissionais que devem atuar no desenvolvimento.
Profissional | Papel |
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Programador | Desenvolvimento da mecânica do jogo |
Artista | Arte 2D, Arte 3D e animações |
Design | Ambiente e mecânica |
Produtor | Financiador e pode ter controle sobre o produto |
Testador | Realiza testes do produto |
Compositor | Musica tema e ambiente |
Sound design | Elementos sonoros durante a gameplay |
Redator | Roteirização e pesquisa documental |
Tabela 1:Profissão e Papel.
Dungeon: Podemos comparar como um desafio em grupo de amigos dentro de um RPG, onde cada um papel é definido e necessário para o sucesso da missão.
3. Tarefas
Quais são as tarefas e atividades que devem ser executadas, por onde começamos? uma resposta para a pergunta é organize em pacotes de entrega. Defina e agrupe um conjunto de entregas baseadas em funcionalidades e comece a organizar a sua agenda.
Tarefas | Descrição |
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Prototipação | Protótipo ou modelo do jogo |
Level design | Ambiente e mecânica |
Interface | Interface com o jogador - HUD |
Gerenciamento | Acompanhamento das tarefas e comunicação das equipes |
Líder de equipe | Atua como interface entre as diversas necessidades |
Tabela 2: Tarefas.
4. Limitações
O desenvolvimento de um projeto de um jogo digital pode ser limitado por vários fatores. Alguns dos principais fatores incluem:
4.1. Dinheiro
Estime os custos do projeto, orçamento e controle de custos de modo que o projeto possa ser terminado dentro do orçamento aprovado.
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Estime os custos;
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Determine o orçamento e estime os custos de atividades individuais ou pacotes de trabalho;
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Controle custos, acompanhe e monitore as mudanças feitas na custo base.
4.2. Tempo
Fique atento aos prazos estabelecidos no escopo e o tempo estipulado para cada atividade.
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Defina e identifique as ações específicas a serem realizadas para produzir as entregas do projeto;
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Sequencie as atividades e documente os relacionamentos entre elas;
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Estime os recursos por atividade, quantidade de material, pessoas, equipamentos ou suprimentos;
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Desenvolva um cronograma do projeto;
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Monitore o andamento do projeto e atualize o progresso e gerenciamento de mudanças.
4.3. Tecnologia
Considere de toda a base tecnológica do projeto.
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Rede de comunicação interna;
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Espaço de armazenamento e compartilhamento;
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Versionamento da lógica de programação;
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Modelo de distribuição do projeto;
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Softwares e licenças utilizados.
4.4. Expertise
Organize as equipes com os papeis e responsabilidades designadas para a conclusão do projeto.
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Desenvolva um plano de funções, responsabilidades, habilidades necessárias e relações hierárquicas do projeto;
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Mobilize a equipe do projeto, confirme a disponibilidade e obtenha a equipe necessária;
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Melhore as competências, interação e ambiente da equipe;
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Acompanhe o desempenho dos membros da equipe, forneça feedback, resolva questões e acompanhe as mudanças.
5. Como organizar as ideias?
Sentir é criar. Sentir é pensar sem ideias, e por isso sentir é compreender, visto que o Universo não tem ideias. Fernando Pessoa.
5.1. Onde nascem as ideias?
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Outras ideias;
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Mundo;
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Jornal;
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Jogos;
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Experiências emocionais.
5.2. Cultivando ideias
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Seja curioso;
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Como as coisas funcionam;
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Crie elementos e os coloque no mundo;
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Compartilhe o seu mundo com outras pessoas;
5.3. O que torna a ideia interessante é
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Arranjo único;
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Seja divertido;
6. O que nos inspira?
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Lugar;
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Pessoas;
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Histórias;
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Experiências pessoais;
7. Hábito
A maior virtude do game é, sem dúvida, conseguir comover sem sequer dizer uma palavra.
- Caminhe
- Leia
- Assista palestras
- Assista os encontros de Me Conta uma História.