Os elementos da história
Se nossas vidas já estão escritas, seria preciso um homem corajoso para mudar o roteiro. Alan Wake
1. Como construir os personagens?
Não existe uma formula mágica que se deve seguir para construir um personagem de qualquer história ficcional, talvez observar a vida real e o comportamento das pessoas que estão a sua volta ajude a entender como construir personagens, pois eles estão ao seu lado, mas segundo Charlie Jane Ander em artigo publicado em 05/08/2014, adaptado e apresentado em mini-palestra no Clarion West por Cristine é possível organizar algumas ideias e dicas para que os personagens ganhem vida, segue abaixo o resumo.
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Personagem é ação;
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Ações surpreendentes;
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Contradições estranhas;
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Um detalhe pode estar no seu caminho;
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Mas salve os detalhes extras para a reescrita;
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Um mundo atraente e alguém lutando por ele;
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Yoda estava errado sobre a raiva;
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A aspiração do seu personagem pode ser estranha;
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Escreva uma história de origem, mesmo que você não a use;
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Trabalhe no sentido contrário do fluxo do enredo ou história.
Devemos também outras estruturas de organização e entendimento dos heróis, amigos, amigos nem tanto e supostos inimigos (Lembre do ótimo jogo Last of Us Parte 2), a seguir apresentamos essas estruturas.
1.1. A jornada do Herói
Nem todas as histórias devem ter os elementos da Jornada do Herói, mas é um bom guia para ter inspirações. Muitas pessoas se identificam com os elementos dessa narrativa, pois nós vivemos isso todos os dias, todos os dias acordamos e vivemos uma jornada encontrando amigos, tutores e opositores.
A jornada está dividida em três seções:
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Partida (às vezes chamada Separação)
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Iniciação
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Retorno
Abaixo alguns filmes que utilizam essa fórmula :
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Matrix;
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Senhor dos Anéis;
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Star Wars;
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Harry Potter.
1.2. Personalidade
Os personagens ficcionais causam empatia dos leitores, jogadores ou espectadores, quando eles apresentam uma personalidade construída com elementos realistas, por exemplo, classe social, família, medos, desejos e até mesmo paixões, esses elementos podem ser apresentados utilizando os seguintes aspectos.
1.2.1. Como ele caminha
Sonic, é frequentemente descrito como corajoso, destemido e impetuoso. Ele é conhecido por ser um herói rápido e atlético, que usa sua velocidade para combater o mal e salvar o mundo.
Sonic também é descrito como um personagem confiante, que muitas vezes desafia seus inimigos e não tem medo de assumir riscos para proteger seus amigos e sua causa. Ele é conhecido por ser enérgico e vibrante, e muitas vezes usa seu humor para aliviar a tensão em situações difíceis.
1.2.2. Como fala
A forma de comunicação é importante para determinar o estado emocional da mensagem que está sendo repassada.
1.2.3. Como luta
Kratos, o personagem principal da série de jogos God of War, é conhecido por sua personalidade intensa e implacável. Ele é um guerreiro brutal e implacável, que muitas vezes usa a violência para resolver seus problemas.
Ele é motivado pela busca de vingança e pelo desejo de se redimir de seus pecados passados. Ele é frequentemente retratado como sendo solitário e amargurado, com um desprezo profundo pelos deuses que o traíram e o usaram.
Apesar de sua natureza violenta, Kratos também é um personagem complexo, com uma história de fundo trágica e emoções profundas. Ele muitas vezes luta com suas próprias escolhas e o peso de suas ações passadas, o que adiciona camadas à sua personalidade e história.
No geral, a personalidade de Kratos é sombria e pesada, mas também cativante e fascinante, tornando-o um personagem icônico do mundo dos videogames.
1.2.4. Como abre a porta
Talvez uma ação simples, como abrir uma porta pode ser uma pista do tema do jogo, por exemplo, pense em um jogo de terror, abra devagar as portas para criar suspense, ou abra rápido para matar o jogador de susto.
1.2.5. Como comemora
1.2.6. Como fica esperando
1.3. Humorístico
Falar, agir de forma engraçada.
1.4. Heroico
Faça coisa heroicas, seja bom em algo e não esqueça das fraquezas.
1.5. Valentão
Faça coisas de valentão com estilo, não é uma pessoa legal, diga coisas legais, mas ele quase nunca grita.
Nota: Cuidado com histórias licenciadas.
2. Motivação
Os personagens nas histórias de videogames podem ter diferentes motivações, dependendo do enredo do jogo e da personalidade do personagem em questão. Algumas motivações comuns incluem:
2.1. Salvar a amada ou amigo
O que você faria se sua amada ficasse presa em uma casa mal assombrada e possivelmente possuída por uma entidade maligna?
Se a resposta é “Vou reativar o Facebook e Tinder” acredito que uma boa dica é jogar esse jogo e tentar entender as motivações do personagem central.
O personagem central só consegue enxergar o seu real caminho quando percebe que ele não fez o que o livro ensinava, ajudar o outro e se conectar com alguém.
Cumprir a sua missão o tinha transformado em um indivíduo alheio aos problemas dos outros, nas palavras dele “Siga seu caminho, não é da sua conta”.
2.2. Sobrevivência
2.3. Vingança
A busca pela vingança fez o personagem trilhar o caminho cegamente e violentamente.
A vingança tem que ser justificada no roteiro, o mau é sempre mau e faz coisas de vilão.
2.4. Salvar o mundo?
3. Morte
A morte nos jogos eletrônicos é geralmente um mecanismo de jogo que representa a falha do jogador em concluir uma determinada tarefa ou desafio. Quando um jogador “morre” em um jogo, geralmente significa que o personagem que ele controlava no jogo perdeu todas as suas vidas e não pode mais continuar jogando. Isso pode resultar em diferentes consequências dependendo do jogo, como o reinício do jogo a partir do início, a perda de pontos ou itens, ou a necessidade de reiniciar uma seção específica do jogo.
No entanto, a morte também pode ser um elemento importante da história em alguns jogos, como em jogos de terror, onde a morte do personagem é uma parte fundamental da trama. Em alguns jogos, o objetivo pode ser morrer de uma forma específica ou em uma determinada ordem para progredir na história ou ganhar algum tipo de recompensa.
Em geral, a morte nos jogos eletrônicos é uma maneira de adicionar desafio e risco à jogabilidade, incentivando o jogador a aprender com seus erros e aprimorar suas habilidades para evitar a morte e continuar avançando no jogo.
3.1. Valorize a morte do seus personagens
- Dos amigos.
- Dos animais.
- Até dos seus inimigos.
4. Nome
A escolha dos nomes é importante para que o jogador possa explorar a personalidade dos personagens ou passar alguma ideia para o leitor sobre a história, por exemplo:
4.1. Significado
O nome Rachael do filme Blade Runner 1982 pode ser associado a sua origem bíblica Raquel onde é representada como uma mulher rica, bonita e estéril, esse último detalhe faz toda a diferença quando assistimos o segundo filme, pois ela sendo um replicante é estéril e mesmo assim concebeu uma criança.
4.2. Nome Curto ou longo?
Podemos respondendo isso com “Não confunda o jogador com nomes complexos e longos”, você deve ter estudado história do Brasil e definir a linhagem do imperador da seguinte forma, o imperador com barba e o sem barba, e a identificação é pelo numeral que representa a sequencia hereditária (Lista de monarcas do Brasil).
O personagem L do mangá Death Note é um exemplo interessante de nome curto pois segundo o criador:
Para o seu nome, Ohba queria usar uma única letra que contivesse muito significado: ele considerou “I” e “J”, mas decidiu que não eram tão bons quanto “L”, e escolheu “L” após cuidada ponderação.[6] O pseudônimo de Ryuuzaki (竜崎 Ryūzaki) foi lhe dado por que em japonês, L é pronunciado como R.
5. Forma
O formato de um personagem de videogame pode expressar sua personalidade de várias maneiras, incluindo:
5.1. Proporções faciais
Trabalhe as expressões e cuidado com o “uncanny valley”.
5.2. Movimento
Pessoas são articuladas, cuidado com o orçamento.
5.3. Humanidade
Se parece com humano então faz coisas humanas.
6. Customização
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Nome;
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Aparência;
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Roupa;
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Veículos;
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Casa;
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Armas;
7. Não estamos sozinhos
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Segundo personagem;
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Tem que ser úteis no gameplay;
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Complexidade na IA;
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Os opostos se atraem.
7.1. NPC- Personagens não jogáveis
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Objetivos do jogador;
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Acesso a novos lugares;
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Recompensas;
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Ferramentas para derrotar inimigos;
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Respostas para quebra-cabeças;
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História sobre o mundo;
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Instruções ao jogador;
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Um Elogio a nosso herói;
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Humor.
8. Eles todos me querem morto
A jornada não acaba aqui. A morte é apenas um outro caminho… que todos temos que tomar. Gandalf - Senhor dos Anéis.
8.1. Tipos de conflito
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Homem versus natureza;
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Homem versus self;
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Homem versus homem;
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Homem versus criaturas;
8.2. Forma segue a função
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Tamanho;
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Comportamento;
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Velocidade;
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Movimento;
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Ataques;
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Agressão;
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Saúde;
8.3. Tamanho
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Pequenos não são mais altos que o personagem;
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Médios são mais ou menos da mesma altura do personagem do jogador;
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Grandes são muitas cabeças mais alto que o jogador;
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Imensos são pelo menos duas vezes o tamanho do jogador;
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Gigantes são tão grandes que só podem ser vistos completamente a uma certa distância;
8.4. Comportamento
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Patrulheiro;
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Perseguidor;
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Atirador;
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Guarda;
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Voador;
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Bombardeiro;
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Sumidor;
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Teletransportador;
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Bloqueador;
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Dublê;
8.5. Velocidade
- Lento;
- Velocidade média;
- Rápido;
- Ligeiro.
8.6. Lutar com inimigos deve ser divertido
Os inimigos dever enfrentados, não evitados.
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Eles têm o dinheiro;
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Bloqueiam o caminho;
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Eles têm a chave;
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Você precisa tirar seu poder;
8.7. Ataques
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Corpo a corpo;
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Com armas;
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Com projéteis;
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Dano persistente;
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Ataques telegrafados.
8.8. Nem tudo é ataque
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Knockback;
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Atordoamento;
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Congele/paralise/capture;
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Recuperação/cura;
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Carga;
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Ladrão;
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Parasita;
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Comportamento inesperado;
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Vulnerabilidades ou resistências.
8.9. Faça o jogador odiar seu inimigo
Inimigos não inimigos.
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Gremlin -Atrapalha o jogador, exemplo Godzilla em SimCity;
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Carrasco - Desafia e insulta o jogador no curso do jogo, mas não confronta ou o ataca diretamente;
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Tempo - Relógio fazendo tique-taque;
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Competidor humano - Jogador versus jogador.
8.10. BOSS
8.10.1. Quando enfrentar?
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Movimentos aprendidos;
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Novas habilidades;
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Combinação.
8.10.2. Quem é?
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O que o torna um adversário digno?
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O que ele representa para o herói?
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O que o herói ganha em derrotar o vilão?
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Quais são os seus objetivos e motivações?
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Qual o trabalho do boss?
9. Componentes de uma luta
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Ataque primário;
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Ataque invulnerável;
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Oportunidades;
9.1. Deixe o jogador administrar o golpe final
9.2. Locação
O lugar é sinistro? tem muito item espalhado no chão? só tem uma saída? prepara-se, você vai gastar várias horas tentando sair do lugar.