Organizando as ideias
Se você quiser fazer uma torta de maçã do nada, você precisa, primeiro, inventar o universo.
Carl Sagan
1. Como construir um jogo digital?
Criar um jogo é como montar um quebra-cabeça: cada peça tem seu lugar e importância!
O processo normalmente passa por três grandes etapas: Conceito, Funcional e Artística. Vamos conhecer cada uma delas?
1.1. Conceito

Aqui nasce a ideia do jogo! É o momento de imaginar histórias, mecânicas, temas e estilos visuais.
Você pode criar um universo inteiro ou apenas pensar em uma mecânica divertida. O importante é documentar tudo para não perder nenhuma ideia!
Dica: Não é obrigatório ter uma narrativa super elaborada, mas é legal definir o contexto, tema e estilo do seu jogo. Se tiver personagens, aproveite para criar um pouco da história deles!
Um ótimo exemplo de documentação é o modelo Death VIP. Use esse modelo para organizar seus projetos ao longo do curso.
1.2. Funcional
Agora é hora de planejar como o jogo vai funcionar na prática.
Defina o fluxo de trabalho, as regras do mundo, as mecânicas e como a equipe vai se comunicar.
- Fluxo de trabalho: Organize as etapas de produção e quanto tempo cada uma vai durar.
- Regras: Estabeleça as regras do seu universo para que todos os envolvidos saibam o que pode e o que não pode.

1.3. Artística
Como será o visual do seu jogo? Quem são os personagens? Qual o clima do cenário?
Nessa etapa, pense em storyboards, arte conceitual e referências visuais para dar vida ao seu universo.
- Storyboards: Sequência de imagens mostrando cenas importantes.
- Arte conceitual: Desenhos e imagens que inspiram o visual do jogo.

2. A equipe
Ninguém faz um jogo sozinho!
Montar uma equipe é como formar um grupo de heróis, cada um com uma habilidade especial.

Profissional | Papel |
---|---|
Programador | Desenvolvimento da mecânica do jogo |
Artista | Arte 2D, Arte 3D e animações |
Designer | Ambiente e mecânica |
Produtor | Financiamento e organização do projeto |
Testador | Testa o jogo e encontra problemas |
Compositor | Cria músicas e trilhas sonoras |
Sound design | Efeitos sonoros durante a gameplay |
Redator | Roteiros e pesquisa documental |
Tabela 1: Profissões e papéis.
Dica Dungeon: Pense como um grupo de RPG: cada um tem um papel fundamental para vencer o desafio!
3. Tarefas
Por onde começar?
Divida o projeto em pequenas entregas (os famosos “pacotes de entrega”) e organize sua agenda!
Tarefa | Descrição |
---|---|
Prototipação | Criar um modelo inicial do jogo |
Level design | Planejar ambientes e mecânicas |
Interface | Criar a interface com o jogador (HUD) |
Gerenciamento | Acompanhar tarefas e comunicação da equipe |
Líder de equipe | Facilitar a integração entre as áreas |
Tabela 2: Tarefas principais.

4. Limitações
Todo projeto tem seus desafios!
Fique atento aos principais fatores que podem limitar o desenvolvimento do seu jogo:
4.1. Dinheiro
Planeje o orçamento e controle os custos para não ficar sem recursos no meio do caminho.

- Estime os custos e defina um orçamento.
- Controle gastos e monitore mudanças.
4.2. Tempo
Gerencie bem o tempo para cumprir prazos e entregar tudo no prazo combinado.

- Liste as tarefas e defina a ordem de execução.
- Estime recursos e monte um cronograma.
- Monitore o progresso e ajuste quando necessário.
4.3. Tecnologia
Garanta que a equipe tenha acesso às ferramentas e infraestrutura necessárias.

- Comunicação interna eficiente.
- Espaço para armazenamento e compartilhamento.
- Controle de versões e distribuição do projeto.
- Softwares e licenças adequados.
4.4. Expertise
Monte uma equipe com as habilidades certas para cada desafio.

- Defina funções e responsabilidades.
- Mobilize e treine a equipe.
- Dê feedback e acompanhe o desempenho.
5. Como organizar as ideias?
Sentir é criar. Sentir é pensar sem ideias, e por isso sentir é compreender, visto que o Universo não tem ideias.
Fernando Pessoa
5.1. Onde nascem as ideias?

- Outras ideias e jogos
- Experiências emocionais
- Notícias e o mundo ao redor
- Conversas e vivências
5.2. Cultivando ideias
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- Seja curioso e questione como as coisas funcionam.
- Crie elementos e experimente no seu mundo.
- Compartilhe suas ideias com outras pessoas.
5.3. O que torna uma ideia interessante?

- Um arranjo único e criativo.
- Que seja divertido e envolvente!
6. O que nos inspira?

- Lugares e paisagens
- Pessoas e suas histórias
- Experiências pessoais
7. Hábito
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A maior virtude do game é, sem dúvida, conseguir comover sem sequer dizer uma palavra.
- Caminhe e observe o mundo ao seu redor.
- Leia livros, quadrinhos e artigos.
- Assista palestras e converse com pessoas criativas.
- Participe dos encontros do “Me Conta uma História”!
Agora é com você! Organize suas ideias, monte sua equipe e comece a criar o seu próprio universo de jogos. Divirta-se nessa jornada criativa!