Quem joga?
Como muitos de vocês, eu só vim aqui para fugir. Mas encontrei algo bem maior do que apenas eu mesmo. Jogador Nº1.
Conhecer o que o jogador quer e a situação que o mercado se apresenta são informações que apenas darão suporte ao design em criar um jogo que na verdade deve possuir, por meio de referências acadêmicas, os elementos que provoquem o desejo, a compra, a diversão e o entretenimento, que são consequências.
O jogo é um produto presente no mercado e como tal se apresenta com todas as suas características de comercialização.
Os jogos online estão mais populares do que nunca e as mulheres representam mais de 48% da população de jogadores. Não existe um perfil de mulher que joga jogos online. Embora geralmente representem uma parcela maior daqueles que jogam jogos casuais, as mulheres também são atraídas por muitos outros gêneros. HOLMES, Amy
1. O que é jogar?
É um evento social, sendo assim esse evento gera emoções que são interpretações das respostas sensoriais obtidas pelos elementos do jogo, segue a baixo algumas delas:
- Divertimento;
- Entretenimento;
- Inclusão social;
- Cultura.
2. Por que jogar?
- Desafio - Adicionar complexidade nas tarefas do jogador;
- Liberdade - Possibilitar ao jogador construir seu próprio caminho;
- Recompensa - Entregar rapidamente um resultado aproveitável para o jogados;
- Escapismo - Sair da realidade para entrar em mundo onde o jogador encontra controle;
- Interação social - Encontrar e se relacionar com outras pessoas que compartilham o mesmo desejo.
https://www.teachthought.com/learning/why-people-play-video-games/
3. Os Fatores motivacionais
Estão diretamente ligados ao desejo do jogadora sua construção social, leitura, cinema, arte e televisão.
3.1. Exploração
3.2. Fantasia
3.3. Quebrar as regras sociais
3.4. Exercitar-se
3.5. Demonstrar-se
3.6. Sociabilizar-se
3.7. Reconhecimento
3.8. Aprendizado
3.9. Marca
4. Fatores não motivacionais
Estão ligados na avaliação da mensagem que está sendo transmitida.
-
Comunicação visual;
-
Comunicação auditiva e sensorial.
4.1. Respostas sensoriais
4.2. Gráficos
4.3. Som
4.4. Música
4.5. Efeitos especiais
2011 viu o lançamento de muitos jogos que podem ser chamados de maravilhas técnicas. Tantos jogos foram chamados de rei dos gráficos no ano passado que nem é engraçado. Desde o início do ano, com Killzone 3, até o final com Uncharted 3, vimos um jogo incrível sendo lançado após o outro. O que mais nos surpreendeu em algumas das entradas, porém, foi o quão abrangente os desenvolvedores dominaram os efeitos de iluminação e partículas. Algumas pessoas podem pensar que são uma parte minúscula do departamento visual, mas achamos que são parte integrante. Abaixo estão dez jogos com o que consideramos os melhores efeitos de iluminação e partículas que vimos no ano passado.[PARIJAT,Shubhankar]
4.6. Jogabilidade
Jogabilidade é um termo na indústria de jogos eletrônicos que inclui todas as experiências do jogador durante a sua interação com os sistemas de um jogo, especialmente jogos formais, e que descreve a facilidade na qual o jogo pode ser jogado, a quantidade de vezes que ele pode ser completado ou a sua duração.[WIKIPEDIA]
4.7. Cognição
O uso de jogos no contexto escolar possibilita o exercício de habilidades cognitivas, emocionais e sociais, pois os jogos favorecem a interação social e a colaboração mútua.[SCIELO]. Em muitos estudos são elencados diversos benefícios que os jogos proporcionam nas funcionalidades cerebrais em indivíduos idosos. Além de melhorarem a cognição, os jogos contribuem, também, para a melhora do processo de socialização e comunicação.[AUTOCUIDADO]
4.8. Coordenação
O objetivo do jogador é sincronizar os botões correspondentes com as notas que deslizam pela tela, obtendo pontos no agregador.