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“Eu me sinto presa, apenas livre para me expandir dentro dos limites. (Motoko Kusanagi). O Fantasma do Futuro

A função do jogo, nas formas mais elevadas que aqui nos interessam, pode de maneira geral ser definida pelos dois aspectos fundamentais que nele encontramos:

  • Uma luta por alguma coisa ou a representação de alguma coisa.
Figura: WOW farming.
Figura: Figura: WOW farming [MARQUES,Rafhaela]

Estas duas funções podem também por vezes confundir-se, de tal modo que o jogo passe a “representar” uma luta, ou, então, se torne uma luta para melhor representação de alguma coisa.

A seguir vamos apresentar algumas categorias de jogos segundo Johan Huizinga.

1. O papel do jogo na sociedade

O ser humano, tal como todos os seres da escala biológica, tem como característica principal o movimento. O jogo surge relacionado a esse assunto, por ser a melhor demonstração dessa predominância no homem, além de atuar como um valoroso contribuinte no desenvolvimento global do mesmo.

2. O jogo Arte e Cultura

Figura: O Jogo na arte.
Figura: Os relógios que se derretem representam um tempo que passa de forma diferente. Ao contrário dos relógios normais, que marcam com precisão a passagem dos segundos, estes relógios de Dalí possuem marcações distintas, pois os seus ponteiros estão derretidos e trazem uma noção distorcida dos segundos. [ALDAIR,Laura]

O processo criativo e construção de elementos imaginários estão presentes nas caracterizas dos jogos. Na história, na arte e na literatura, tudo aquilo que vemos sob a forma de um belo e nobre jogo começou por ser um jogo sagrado. Os torneios e justas, as ordens, os votos, os títulos, são todos vestígios dos ritos de iniciação primitivos.

3. O jogo e a Guerra

Figura: O Jogo e a guerra.
Figura: O Jogo e a guerra.

É difícil não associar a guerra ao jogo mas o contrário é possível, na guerra o objetivo é conquistar ou subjugar o seu oponente.

4. O jogo e o Direito

Figura: O Jogo e o Direito.
Figura: O Jogo e o Direito.

Como dito anteriormente o jogo não esta ligado diretamente ao lúdico então o Luizinga associa o “processo” a um jogo considerando o seguinte:

O tribunal - Pode também ser chamado uma “corte” de justiça. Esta corte é ainda, no sentido pleno do termo, o ίεφόδ χυχλο, o círculo sagrado dentro do qual, no escudo de Aquiles, aparecem sentados os juízes. Todo lugar onde se ministra a justiça é um verdadeiro temenos, um lugar sagrado, separado e afastado do mundo vulgar.

Os juízes - que ministram a justiça saem da vida “comum” no momento em que vestem a toga e colocam a peruca.

Um antigo juiz escreveu-me o seguinte: “O estilo e o conteúdo das intervenções nos tribunais revelam o ardor esportivo com que nossos advogados se atacam uns aos outros por meio de argumentos e contra-argumentos (alguns dos quais são razoavelmente sofisticados).

Regras e Leis - A competição judicial está sempre submetida a um sistema de regras restritivas que, independentemente das limitações de tempo e de lugar, colocam firme e inequivocamente o julgamento no interior do domínio do jogo ordenado e antitético.

A justiça - Se fizermos com que nosso olhar passe da administração da justiça nas civilizações altamente desenvolvidas para aquela que se encontra nas fases menos adiantadas da cultura, veremos que a ideia do bem e do mal, a concepção ético-jurídica, é ultrapassada pela ideia de ganhar ou perder, isto é, pela concepção puramente agonística. O que interessa ao espírito primitivo não é tanto o problema abstrato do bem e do mal, mas principalmente o problema extremamente concreto de ganhar ou perder.

5. O jogo e a Linguagem

Figura: O jogo e a linguagem (em alemão: Sprachspiel)

Figura: O jogo e a linguagem (em alemão: Sprachspiel).
Figura: O jogo e a linguagem (em alemão: Sprachspiel).

É um conceito filosófico desenvolvido por Ludwig Wittgenstein, que se refere a exemplos simples de uso da linguagem e as ações nas quais a linguagem é tecida. Wittgenstein argumentou que uma palavra ou mesmo uma frase só tem significado dentro das regras do jogo linguístico que está sendo jogado em determinado momento. WIKIPEDIA - JODO DE LINGUAGEM

A linguagem permite distinguir as coisas, defini-las e constatá-las, em resumo, designá-las e com essa designação elevá-las ao domínio do espírito. Na criação da fala e da linguagem, brincando com essa maravilhosa faculdade de designar, é como se o espírito estivesse constantemente saltando entre a matéria e as coisas pensadas. Por detrás de toda expressão abstrata se oculta uma metáfora, e toda metáfora é jogo de palavras. Assim, ao dar expressão à vida, o homem cria um outro mundo, um mundo poético, ao lado do da natureza.

6. Algumas considerações sobre o jogo

Figura: The Thinker.
Figura: The Thinker.

O autor apresenta as suas interpretações de elementos presentes na nossa sociedade e os caracteriza como jogo na sua definição, devemos lembrar que o HUIZINGA utiliza e define jogo na Perspectiva do jogador e extrai classificações do objeto em estudo dentro de um tempo e realidade por conseguinte devemos não deveríamos considerar a justiça como um jogo de ganhar e perder pois isso não melhora as grandes diferenças sociais na nossa sociedade.

Atualmente a palavra jogo esta presente em diversas áreas da sociedade, como por exemplo economia, relacionamentos, comunicação e outros, mas com uma nova roupagem denominada “Gamificação” que estudaremos nos próximos capítulos.

7. Resumo

7.1. O que é a função do jogo?

  • Sendo o jogo uma luta por alguma coisa ou a representação de alguma coisa e está presente em vários aspectos da sociedade;

  • É uma representação dos desafios que os indivíduos enfrentam no dia a dia na nossa sociedade.