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Guerra… A guerra nunca muda. Fallout.

1. Como são classificados os jogos?

Podemos classificar os jogos para determinar ou mostrar a sua função dentro de um modelo de lazer ou recreação.

1.1. Tabuleiro

Consistem em uma superfície dividida em setores com peças móveis.

Figura: Xadrez
Figura: Xadrez - Um dos jogos mais antigos da história humana.
  • 2600 a.C. Mesopotâmia;

  • 3600 a.C Egito

1.2. Cartas

Figura: Cartas
Figura: A história das cartas: o jogo de baralho é mais antigo do que você imagina.

Conjunto de símbolos com valores de combinação lógica, quem em determinadas regras, representam combinação para cada combinação empregada em uma jogada.

1.3. Atléticos

Figura: Voleibol.
Figura: Voleibol.

São fisicamente aplicados em determinado jogo.

1.4. Infantis

Brincadeiras físicas e mentais com visões educacionais, cujo objetivo é socializar e educar.

1.5. Eletrônicos

Figura: Jogos Eletrônicos.
Figura: Uma categoria recente de jogo.

Trabalham com reflexos, coordenação e cognição.

2. O que é um jogo eletrônico?

O fluxo do tempo é sempre cruel, sua velocidade parece diferente para cada pessoa, mas ninguém pode mudá-la. Uma coisa que não muda com o tempo é a memória dos dias mais jovens. The Legend of Zelda: Ocarina of Time.

Figura: Jogos de Cartas.
Figura: Jogos de Cartas.

Nota: Representar um jogo depende não somente do entendimento conceitual da atividade, mas também da inclusão de elementos comuns que fazem do jogo algo especial.

Representação de jogo eletrônico: Sistema formal fechado que subjetivamente representa uma extensão da realidade.

2.1. As características dos jogos Eletrônicos

2.1.1. Foco

Figura: F22 Raptor.
Figura: Simulador de combate aéreo.

Capacidade do jogador de se concentrar nos objetivos e ações principais.

2.1.2. Interatividade

Figura: Praga no jogo World of Warcraft ajuda a entender pandemia.
Figura: Praga no jogo World of Warcraft ajuda a entender pandemia.

Capacidade dos jogadores realizarem ações participativas nos jogos.

2.1.3. Conflito

Figura: Detalhes da história de Far Cry 4 surgem no site da Ubisoft.
Figura: Os vilões desta série são bem representados.

São elementos importantes que geram oportunidades aos jogadores e trazem consigo a essência do jogo, como medo, responsabilidade e interatividade.

2.1.4. Segurança

Figura: Hellblade: Senua’s Sacrifice recebe aprimoramento para o PC.
Figura: Hellblade: Senua’s Sacrifice recebe aprimoramento para o PC.

Envolve aplicar características de realidade como morte, ferimentos, quedas e acidentes de forma lúdica, porém responsável.

2.2. Desafio

Figura: Review – Dark Souls 2.
Figura: Review – Dark Souls 2.

Regras definem o grau de desafio (Fácil, Médio, Difícil, Muito Difícil e Impossível).

Nota:Definem a identidade do jogo.

2.3. Divertimento

Figura: Unravel.
Figura: Relaxe e se divirta.

É a experiência ou emoção que deriva do comportamento do jogador.

Reflexo de um resultado positivo do jogo às ações do jogador.

3. Os tipos de jogos Eletrônicos

RTS - Estratégia em tempo real, jogo não “roda” em torno de turnos;

MOBA - Arena de batalha multijogador online, jogador controla um personagem em uma batalha entre dois times aonde o objetivo é derrotar a base principal inimiga;

RPG - Jogo de interpretação, o jogador vivencia um personagem que segue uma determinada história predestinada. O jogador controla as ações de um personagem imerso num mundo definido, incorporando elementos. Os personagens possuem status: ataque, defesa, agilidade e inteligência. Existe o sistema de níveis, no qual a cada batalha/missão terminada, se recebe experiência, e uma certa quantidade os leva para um novo nível;

MMORPG - Assim como RPG, o jogo é de interpretação, que se desenvolve em torno de personagens, sendo feito para multijogadores, gênero de jogo na qual os jogadores criam e protagonizam seus personagens em torno de um mundo virtual online;

FPS - Centrado no combate com armas de fogo, aonde o jogador protagoniza o personagem em primeira pessoa;

Dungeon Crawler - Um dungeon crawler obrigatoriamente se passa em torno de personagens se aventurando e combatendo em localizações específicas;

Jogo eletrônico de ação - Jogos nas quais desafia a velocidade, reflexo e raciocínio rápido do jogador;

Jogo eletrônico de plataforma - Jogador se vê obrigado em passar de plataformas e obstáculos, enfrentando inimigos e coletando coisas;

Jogo eletrônico de luta - Como o próprio nome já diz, é o estilo de jogos em que os personagens se enfrentam em combates, seja desde troca de socos até partição de corpos com chapéus;

Shoot ‘em up - Subgênero na sua maioria de jogos eletrônicos de tiro, na qual o jogador vivencia um personagem, seja ele um serial killer (Hotline Miami) ou uma nave espacial, onde se tem como objetivo matar seus inimigos sem que seja acertado e subsequentemente morto;

Causal - Diferentemente dos jogos tradicionais que são mais complexos e exigem tempo e dedicação do jogador, os jogos casuais são simples e rápidos de aprender;

Open World (Mundo Aberto) - Um mundo aberto é um nível ou jogo projetado como não linear com vastas áreas abertas e muitos caminhos para se chegar a um objetivo;

Simulação - Alguns jogos têm como objetivo simular o mundo real; outros possuem o objetivo de simular um mundo fictício;

On-line - Um jogador conectado à rede pode jogar com outros sem que ambos precisem estar no mesmo ambiente, o jogador pode desafiar adversários que estejam em outros lugares do mundo;

Corrida - O jogador participa de competições de corrida com qualquer tipo de veículo. Utilizam a perspectiva de jogo em primeira ou terceira pessoa. Podem ser baseados tanto em competições ou lugares reais quanto em ambientes fictícios;

Estratégia - É o tipo que enfatiza habilidades de pensamento e planejamento para alcançar a vitória. Os jogos enfatizam a estratégia, tática e algumas vezes desafios logísticos. Muitos jogos também oferecem desafios econômicos e exploração;

Aventura - A ênfase é focada no enredo e não na parte gráfica ou ação. Esses jogos normalmente incentivam o uso do raciocino lógico, para solucionar puzzles, e explorativo, para encontrar objetos específicos;

Ação - Este desafia a velocidade, reflexo e raciocínio rápido do jogador. Tipicamente possuem características de conflitos com força física violenta, especialmente combate de tiros e/ou espadas como maior característica interativa.

4. O mercado de jogos eletrônicos

A Sombra, Dong Nguyen, o infame desenvolvedor de Flappy Bird, passou dois ou três dias desenvolvendo o jogo e acabou ganhando cerca de US $ 50 mil por dia em receita através de sua publicidade no jogo.

Figura: Flappy Bird.
Figura: Sucesso de vendas.