Jogos eletrônicos
Guerra… A guerra nunca muda. Fallout.
1. Como são classificados os jogos?
Podemos classificar os jogos para determinar ou mostrar a sua função dentro de um modelo de lazer ou recreação.
1.1. Tabuleiro
Consistem em uma superfície dividida em setores com peças móveis.
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2600 a.C. Mesopotâmia;
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3600 a.C Egito
1.2. Cartas
Conjunto de símbolos com valores de combinação lógica, quem em determinadas regras, representam combinação para cada combinação empregada em uma jogada.
1.3. Atléticos
São fisicamente aplicados em determinado jogo.
1.4. Infantis
Brincadeiras físicas e mentais com visões educacionais, cujo objetivo é socializar e educar.
1.5. Eletrônicos
Trabalham com reflexos, coordenação e cognição.
2. O que é um jogo eletrônico?
O fluxo do tempo é sempre cruel, sua velocidade parece diferente para cada pessoa, mas ninguém pode mudá-la. Uma coisa que não muda com o tempo é a memória dos dias mais jovens. The Legend of Zelda: Ocarina of Time.
Nota: Representar um jogo depende não somente do entendimento conceitual da atividade, mas também da inclusão de elementos comuns que fazem do jogo algo especial.
Representação de jogo eletrônico: Sistema formal fechado que subjetivamente representa uma extensão da realidade.
2.1. As características dos jogos Eletrônicos
2.1.1. Foco
Capacidade do jogador de se concentrar nos objetivos e ações principais.
2.1.2. Interatividade
Capacidade dos jogadores realizarem ações participativas nos jogos.
2.1.3. Conflito
São elementos importantes que geram oportunidades aos jogadores e trazem consigo a essência do jogo, como medo, responsabilidade e interatividade.
2.1.4. Segurança
Envolve aplicar características de realidade como morte, ferimentos, quedas e acidentes de forma lúdica, porém responsável.
2.2. Desafio
Regras definem o grau de desafio (Fácil, Médio, Difícil, Muito Difícil e Impossível).
Nota:Definem a identidade do jogo.
2.3. Divertimento
É a experiência ou emoção que deriva do comportamento do jogador.
Reflexo de um resultado positivo do jogo às ações do jogador.
3. Os tipos de jogos Eletrônicos
RTS - Estratégia em tempo real, jogo não “roda” em torno de turnos;
MOBA - Arena de batalha multijogador online, jogador controla um personagem em uma batalha entre dois times aonde o objetivo é derrotar a base principal inimiga;
RPG - Jogo de interpretação, o jogador vivencia um personagem que segue uma determinada história predestinada. O jogador controla as ações de um personagem imerso num mundo definido, incorporando elementos. Os personagens possuem status: ataque, defesa, agilidade e inteligência. Existe o sistema de níveis, no qual a cada batalha/missão terminada, se recebe experiência, e uma certa quantidade os leva para um novo nível;
MMORPG - Assim como RPG, o jogo é de interpretação, que se desenvolve em torno de personagens, sendo feito para multijogadores, gênero de jogo na qual os jogadores criam e protagonizam seus personagens em torno de um mundo virtual online;
FPS - Centrado no combate com armas de fogo, aonde o jogador protagoniza o personagem em primeira pessoa;
Dungeon Crawler - Um dungeon crawler obrigatoriamente se passa em torno de personagens se aventurando e combatendo em localizações específicas;
Jogo eletrônico de ação - Jogos nas quais desafia a velocidade, reflexo e raciocínio rápido do jogador;
Jogo eletrônico de plataforma - Jogador se vê obrigado em passar de plataformas e obstáculos, enfrentando inimigos e coletando coisas;
Jogo eletrônico de luta - Como o próprio nome já diz, é o estilo de jogos em que os personagens se enfrentam em combates, seja desde troca de socos até partição de corpos com chapéus;
Shoot ‘em up - Subgênero na sua maioria de jogos eletrônicos de tiro, na qual o jogador vivencia um personagem, seja ele um serial killer (Hotline Miami) ou uma nave espacial, onde se tem como objetivo matar seus inimigos sem que seja acertado e subsequentemente morto;
Causal - Diferentemente dos jogos tradicionais que são mais complexos e exigem tempo e dedicação do jogador, os jogos casuais são simples e rápidos de aprender;
Open World (Mundo Aberto) - Um mundo aberto é um nível ou jogo projetado como não linear com vastas áreas abertas e muitos caminhos para se chegar a um objetivo;
Simulação - Alguns jogos têm como objetivo simular o mundo real; outros possuem o objetivo de simular um mundo fictício;
On-line - Um jogador conectado à rede pode jogar com outros sem que ambos precisem estar no mesmo ambiente, o jogador pode desafiar adversários que estejam em outros lugares do mundo;
Corrida - O jogador participa de competições de corrida com qualquer tipo de veículo. Utilizam a perspectiva de jogo em primeira ou terceira pessoa. Podem ser baseados tanto em competições ou lugares reais quanto em ambientes fictícios;
Estratégia - É o tipo que enfatiza habilidades de pensamento e planejamento para alcançar a vitória. Os jogos enfatizam a estratégia, tática e algumas vezes desafios logísticos. Muitos jogos também oferecem desafios econômicos e exploração;
Aventura - A ênfase é focada no enredo e não na parte gráfica ou ação. Esses jogos normalmente incentivam o uso do raciocino lógico, para solucionar puzzles, e explorativo, para encontrar objetos específicos;
Ação - Este desafia a velocidade, reflexo e raciocínio rápido do jogador. Tipicamente possuem características de conflitos com força física violenta, especialmente combate de tiros e/ou espadas como maior característica interativa.
4. O mercado de jogos eletrônicos
A Sombra, Dong Nguyen, o infame desenvolvedor de Flappy Bird, passou dois ou três dias desenvolvendo o jogo e acabou ganhando cerca de US $ 50 mil por dia em receita através de sua publicidade no jogo.