A evolução dos jogos eletrônicos
1. Primeira geração (1971-1977)
A linha começa em 1972, com o Odyssey Magnavox, em sua versão conhecida como “Brown Box”. O engenheiro americano Ralph Baer desenhou o protótipo em meados de 1966, mas só em 1971 ele foi licenciado para a Magnavox e lançado no ano seguinte.
Tal como os poucos arcades que já existiam, era um aparelho de extrema simplicidade: sem som, sem cor, para simular a cor de ambientes e texturas, como uma pista ou um gramado, era preciso colocar uma folha de acetato colorida sobre a tela da TV. Mais tarde, com a versão “Pong”, foi introduzido áudio.
Estamos falando dos primórdios, então era bem primitivo. Sem troca de cartuchos, os jogos tinham sua lógica e a saída para a tela controlados por jumpers na placa; para mudá-los, alteravam-se esses jumpers com a inserção de “game cards”. Eram banais, compostos por quadrados ou retângulos em movimento, aquele nível Pong que você conhece. O Odyssey teve 27 jogos, distribuídos entre seus 12 game cards.
O Coleco Telstar foi outro destaque da primeira geração, produzido entre 1976 e 1978. Com preço mais em conta, conseguiu espaço com clones de Pong, e a escassez de fabricantes de chips na ocasião os ajudou a liderar o mercado. Como? Fizeram um grande pedido e a encomenda foi 100% atendida antes dos outros; enquanto tinham material para produzir, os concorrentes estavam engessados.
-
Lógica do jogo digital baseada em transistor;
-
Todo jogo é acompanhado em uma tela única e fixa;
-
Objetos móveis (posteriormente referidos como sprites) aparentam ser linhas básicas, pontos ou quadradinhos de píxel;
-
Gráficos e cores são monocromáticas (preto e branco sem tons de cinza);
-
O som é gerado em forma de ondas quadradas, contendo um ou nenhum canal independente;
-
Ausência de conteúdos da segunda geração como: a lógica dos microprocessadores, cartuchos de ROM, tela dividida para janelas e cada jogador, tecnologia de sprites, mais de um canal independente de som, e mais cores na tela;
-
Jogo Pong, desenvolvido pela ATARI, consiste em um jogo onde simula uma partida de Ping Pong.
2. Segunda geração (1978 - 1983)
Geração onde os consoles apresentavam processadores de 4 a 8 bit. Os jogos do ATARI são os mais populares dessa época, como exemplo o Popeye e Pacman.
3. Terceira geração (1984 - 1990)
Geração onde teve a estreia do clássico NES (Nintendo Entertainment System) da nintendo e também o Master System da SEGA, conseguindo chegar em algumas produções de jogos em 16 bits. Exemplos de jogos de destaques dessa geração são o Sonic e Super Mário Bros. 1, 2 e 3, esses últimos que deram início ao mundo extraordinário de fases de aventuras e plataformas do mascote da Nintendo.
Jogos da Terceira Geração:
-
Tetris - Lançado em 1984, Pentamino;
-
Legend of Zelda 1986, - LINK;
-
Mario, Super mario bros 1985, 6,5 MILHÕES DE CÓPIAS VENDIDAS;
-
FINAL FANTASY III - 1990 - Sistema de classes;
-
MICHAEL JACKSON’S MOONWALKER - 1990;
4. Quarta geração (1991 - 1999)
A quarta geração consolidou de vez a era dos 16 bits, com a evolução da Nintendo com o Super Nintendo e da SEGA com o Mega drive. Exemplos como Super Mario World, Bomberman, The King of Fighters e Mortal Kombat foram uns dos clássicos mais vendidos da época. Os dois últimos são eternizados como grandes jogos de lutas, o mortal kombat caracterizado pela sua gráfica de violências e sangues e o KOF caracterizado pelas suas partidas em trios.
Jogos da quarta Geração:
-
Mega Drive;
-
Neo Geo;
-
Super Nintendo;
-
Super Mario World;
-
Street Fighter II;
-
Final Fantasy VII;
-
Sonic the Hedgehog;
-
Donkey Kong Country;
-
Mortal Kombat;
-
Resident Evil;
-
Doom (1993);
-
The legend of Zelda:Ocarina of Time;
-
Super Mario 64;
-
Crash Bandicoot;
-
Diablo;
-
Tomb Raider;
-
Killer Instinct;
-
Starcraft;
5. Quinta Geração (2000 - Hoje)
A quinta geração estabeleceu a era dos 32 bits e posteriormente com o 64 bits, fazendo a todos passarem 24 horas jogando com os amigos no multiplayer local o excelente FPS e um dos pioneiros do gênero, 007 Goldeneye do Nintendo 64. Também foi o início da consolidação dos portáteis como o game boy, também da Nintendo. Posteriormente com as inevitáveis evoluções da geração, conhecemos também os consoles da SEGA Dreamcast, SONY PlayStations 1,2,3 e 4, da Microsoft Xbox, 360 e One e também a grande popularidade e avanços gráficos dos games para PC que existem até a atualidade. Alguns exemplos de jogos dessas gerações são 007 Goldeneye, Super Mário 64, Mario Kart, Counter Strike, LOL, Metal Gear Solid, God Of War, Grand Theft Auto, The Last of US e Red Dead Redemption.
6. Era dos Videogames
6.1. Nintendo
A Nintendo, tradicional e inovadora, começou nos arcades (fliperamas) e estreou em 1983 com o console de mesa NES. Em sequência fez o SNES, o Nintendo 64, o GameCube, o Wii , o Wii U e por último o Nintendo Switch. Líder do mercado de portáteis com Game Boy, em seguida Game Boy Color, Game Boy Advance e o console portátil mais vendido da história, o tão conhecido Nintendo DS, no inicio de 2011 lançou o seu novo portátil Nintendo 3DS, que traz um inovador sistema de jogos 3D.Lançou o Wii com uma inovadora jogabilidade com o controle Wiimote, que fez com que ela voltasse a ser a líder do mercado. Na E3 2011 a Nintendo mostrou seu mais novo console, o Wii U, sucessor do Wii, lançado em 18 de Novembro de 2012. O poder gráfico do novo console é superior ao dos consoles de sétima geração.
6.2. Sony
A Sony é líder do mercado de videogames domésticos (com o seu PlayStation 2). Estreou em 1994 com o PlayStation, em 2000 lançou o console doméstico mais vendido da história, o PlayStation 2 e em 2006 lançou o PlayStation 3. Em 2005 lançou seu primeiro console portátil, o PSP, e no quarto trimestre de 2011 lançou o PlayStation Vita, continuação da sua linha de portáteis. No início de 2013 anunciou o novo console da empresa, o PlayStation 4, console da oitava geração, que foi lançado no dia 15 de Novembro de 2013 na América do Norte.
6.3. Microsoft
A Microsoft é uma empresa gigante de software e hardware. Estreou-se no mercado dos consoles em 2001 com o Xbox. Em 2005 deu início a sétima geração com o Xbox 360, e em 2013 lançou o seu console da oitava geração: Xbox One, lançado dia 22 de Novembro de 2013.
A empresa tem um departamento dedicado ao desenvolvimento de jogos, a Microsoft Games Studios, onde são feitos os jogos das séries Age of Empires, Fable, Dungeon Siege, Halo, Supreme Commander, Forza Motorsport, Microsoft Flight Simulator, entre outros.
6.4. Jogos de consoles (Xbox, PS)
-
The Last Of Us (PS3, PS4);
-
Franquia Killzone (PS2, PS3, PS4);
-
God Of War (PS2, PS3, PSP, PS4);
-
Infamous (PS2,PS3,PS4);
-
Forza Motosport (Xbox Classic, Xbox 360, Xbox One);
-
Forza Horizon (Xbox 360, Xbox One);
-
Halo (Xbox Classic, Xbox 360, Xbox One);
-
Gears Of War (Xbox Classic, Xbox 360, Xbox One).
6.5. Jogos de consoles (Nintendo)
-
The Legend Of Zelda (NES, SNES,GB, GBC, GBA, N64, GC, DS, 3DS, Wii, WiiU, Nintendo Switch);
-
Super Mario (NES, SNES, GB, GBA, N64, GC, DS, 3DS, Wii, WiiU, Nintendo Switch);
-
Donkey Kong (NES, SNES, GB, GBA, N64, GB, GC, 3DS, Wii, WiiU, Nintendo Switch);
-
Star Fox (SNES, N64, 3DS, WiiU);
-
Pokemon (NES, SNES, GB, GBC, GBA, GC, N64, Wii, WiiU, Nintendo Switch).
6.6. Jogos para computador
Entre 2000 e 2010 os games para PC deram um verdadeiro salto quântico em sua qualidade visual. Os HDs ficaram maiores, as memórias se tornaram mais poderosas, as placas de som ganharam a qualidade de reproduzir som com qualidade de cinema. Mas nada disso seria útil se não fosse a evolução das placas de vídeo, que passaram a trabalhar em função dos processadores principais. O que antes seria a plataforma perfeita apenas para FPS, RTS e Adventures, tornou-se a plataforma mais versátil e poderosa do mercado.
Principais jogos/Franquias:
-
Dota 2;
-
Point Blank;
-
Fortnite;
-
Playerunknown’s Battlegrounds;
-
H1Z1;
-
Paladins;
-
Grand Theft Auto V;
-
Tom Clancy’s Rainbow Six Siege.
Menções honrosas:
-
GTA;
-
Civilization;
-
Age of Empires;
-
The Elder Scrolls;
-
Assassin’s creed;
-
Portal;
6.7. Jogos para celular
Snake e o primeiro grande sucesso - Em 1998, a Nokia lançou modelos que chegavam com três jogos pré-instalados: Memory, Snake e Logic.
O famoso “jogo da cobrinha” foi um sucesso gigantesco.
Nova era com o Java…
Nokia não conseguiu sobreviver à chegada dos primeiro celulares com suporte ao Java (J2ME), até mesmo pessoas comuns – com algum talento – poderiam programar seus próprios jogos e instalar no celular. Mas naquela época os games ainda não tinham muita ação, limitando-se a títulos no estilo “bichinhos virtuais” ou aventuras em texto.
Nasce a Gameloft…
Várias empresas começavam a surgir, uma delas é a Gameloft, companhia criada pelos irmãos Guillemot – os mesmos fundadores da Ubisoft –, que buscavam emplacar com novos títulos para celulares.
A partir de 2002 a empresa já criava seus próprios games, apresentando uma evolução consistente nos próximos lançamentos.
Jogos em 3D e a era de ouro…
Com a evolução dos celulares, os jogos puderam experimentar um salto gigantesco em qualidade gráfica e jogabilidade. Foi entre os anos 2007 e 2009 que vimos os primeiros aparelhos com tela colorida a aparecer no mercado, além dos primeiro games com cenários 3D a chegarem nesses dispositivos.
A iniciativa do Symbian
A Nokia deu início ao projeto envolvendo o Symbian, um sistema operacional que pavimentou o caminho para o surgimento dos primeiros smartphones. Apesar de ter feito pouco sucesso, esse dispositivo mostrou que a ideia de criar um aparelho com capacidades para jogos era essencial. O iPhone 3GS e o iPhone 4, por exemplo, eram tidos como excelentes plataformas para jogos. Foi no iPhone 3GS que surgiu o famoso Andry Birds.
7. Jogos mobile
São jogos para plataformas móveis como por exemplo celulares ou outros dispositivos móveis.
Em 2021, os jogos para celular representavam quase 50% da receita mundial de videogames, e as coisas não parecem diminuir tão cedo.
As taxas de penetração de celulares e o uso de smartphones para jogos continuam a disparar em escala global. Como resultado, as tendências da indústria de jogos preveem que a receita dos jogos para celular ultrapasse a marca de 100 bilhões de dólares até 2023. TALEVSKI,Dushko
7.1. Monetização
Processo de ganhar dinheiro com seu jogo de celular seguindo algumas regras.
- Google play - 90% da receita vieram por meio de anúncios e compras nos jogos.
7.2. Modelos de monetização
-
Gratuito;
-
Receita a longo prazo ;
-
Pago; Receita imediata.
-
DLC; Extensões de experiência.
-
Pacotes; Itens, objetos e facilidades.
-
Modificações; Customização de personagens ou do mundo do jogo.
-
Com anúncios;
De acordo com a InMobi, é mais provável que os usuários de dispositivos móveis cliquem em anúncios em um aplicativo para dispositivos móveis em vez de em sites para dispositivos móveis.
-
Rede de anúncios;
As redes de anúncios ajudam a conectar seu jogo a grandes bancos de dados de anunciantes, ajudando os anunciantes a atingir seu público-alvo ideal, com você ganhando dinheiro conectando os dois. Existem muitas redes de anúncios para jogos e aplicativos para dispositivos móveis, abaixo estão algumas das principais para conferir.
-
MoPub;
-
AdMob;
-
Media.net;
-
AirPush;
-
Unity Ads;
-
InMobi;
-
StartApp;
-
MobAds;
-
Chartboost;
-
7.3. Tipos de anúncios
-
Banners;
-
Entre níveis;
-
Mais botões;
-
Envio de mensagens;
-
Vendendo dados;
-
Incentivando Downloads;
-
Cupons de ofertas;
-
Vídeos;
7.4. Qual o melhor modelo?
“…não há uma resposta certa para isso, já que tudo depende do seu jogo. Estatisticamente, as compras no aplicativo geram mais receita em jogos e aplicativos para dispositivos móveis, mas, se não fizer sentido para o seu jogo ter compras no aplicativo, não faça isso. Além disso, muitos jogos para dispositivos móveis combinam e combinam estratégias diferentes (por exemplo, oferecer recompensas por dinheiro, como compras na loja ou gratuitamente, em troca de assistir a um anúncio em vídeo). Então, isso é algo que você precisa considerar.”