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1. O que é Modelagem de objetos 3D?

Podemos entender a Modelagem 3D como a criação de objetos sólidos através da representação matemática de uma superfície ou de um objeto volumétrico, vivo ou inanimado. É a criação do modelo de um objeto tridimensional através de um software de processamento 3D.

Podemos aplicar em várias áreas como por exemplo:

  • Design, Engenharia e Produção de Produtos;

  • Arquitetura e Engenharia Civil, Elétrica, Mecânica;

  • Cinema e Jogos;

  • Ilustrações.

1.1. Tipos de modelagem 3D

  • Hard Surface - (superfícies duras), são quaisquer objetos feitos ou construídos pelo homem. Exemplos de hard surface podem ser estruturas arquitetônicas, veículos, robôs, entre outros;

  • Organic - (Orgânicos) são modelos, obviamente, orgânicos, ou seja, que existem na natureza. Isso inclui humanos, animais, árvores, pedras, terrenos, etc;

  • Render - Fase para gerar a Iluminação e renderizar toda a cena.

1.2. Processo de construção de cenas 3D

Conceito - Concept art ou arte conceitual;

Figura: Arte conceitual (Artstation)
Figura: Arte conceitual (Artstation)

Modelagem - Construção de modelos tridimensionais;

Figura: Modelo tridimensional Blue Wooden house - <https://blenderartists>
Figura: Modelo tridimensional Blue Wooden house - <https://blenderartists>

Configuração de layout de cena - Mapeamento, Iluminação e geração de câmeras;

Figura: Modelo tridimensional com Mapeamento e Iluminação Blue Wooden house - <https://blenderartists>
Figura: Modelo tridimensional com Mapeamento e Iluminação Blue Wooden house - <https://blenderartists>
  • Geração de cenas - Renderização e animação.

1.3. Softwares para modelagem tridimensional

Segue abaixo quatro ferramentas para arte tridimensional e animação 3D. Todas elas tem versões educacionais gratuitas para praticar.

  • Substance Painter;

  • Autodesk Maya;

  • Autodesk Mudbox

  • Blender;

2. O curso de Modelagem 3D usando Autodesk Maya

O objetivo deste curso é apresentar e construir elementos na ferramenta de modelagem artística 3D Autodesk Maya. O curso está associado a construção Estética do jogo pois nele construímos elementos para representar a narrativa e a jogabilidade.

3. Habilidades que serão aprendidas

  • Interface e estrutura de menus;
  • Configuração de ambiente de trabalho e projeto;
  • Movimentação, dimensionamento e Rotacionamento de objetos;
  • Extrudar, inserir e deformar elementos;
  • Mapeamento UV;
  • Iluminação de cenas;
  • Animação de elementos;
  • Construção de objetos com NURBS;
M D A
Mecânicas Dinâmicas Estéticas