O CafeGeek é um site educacional com foco em desenvolvimento de jogos digitais.
Mapa do Site
Lista de todos os post e páginas do site. Versão em XML .
Páginas
Actor, Pawn e Character
Neste capítulo serão apresentados as classes Actor, Pawn e Character e seus componentes.
Animação de personagens
Neste capítulo vamos apresentar o fluxo de trabalho e os elementos necessários para a animação de personagens.
Atlus um reino em guerra
Roteiro do jogo Atlus um reino em guerra.
Atores e seus componentes
Neste capítulo serão apresentados os objetos do tipo Atores ou Actors e suas estruturas.
Behaivor Tree
Trabalhando com Behaivor Tree
Posts por Categoria
Lista de posts por categoria.
Classes de Objetos na linguagem C++
Classes de Objetos na linguagem C++
Colisão entre objetos
Neste capítulo será apresentado o efeito de colisão de objetos.
Posts por Coleção
Lista de todos os posts por coleção.
Computação gráfica
Aprenda os conceitos de computação gráfica aplicados na prática usando o Unreal Engine e o Autodesk Maya.
Comunicação entre Blueprints
Neste capítulo vamos organizar a comunicação entre objetos.
Controle de versão
Aprenda como gerenciar o seu código C++ usando Git.
Criando seu primeiro Blueprint
Descubra como criar lógica de programação visual com Blueprints no Unreal Engine de forma simples e divertida!
Darkness of D-Day
Roteiro do jogo Darkness of D-Day.
Data Tables
Neste capítulo vamos explorar o objeto Data Tables.
Delta time e sistema de coordenadas
Delta time e sistema de coordenadas
Don't stop looking
Roteiro do jogo Don’t stop looking.
Estrutura de Pastas
Neste capítulo vamos entender e gerenciar as pastas do projeto.
Estruturas de arquivos
Como são as estruturas de arquivos na linguagem C++?
Estruturas de controle
Neste capítulo serão descritas as estruturas controle de fluxo, if, else, switch.
Estrutura de objetos 3D
Neste curso apresentaremos conceitos de computação gráfica aplicados na prática usando o Unreal Engine e o Autodesk Maya.
Estruturas de Repetição
Neste capítulo serão descritas as estruturas de repetição.
Etapas do projeto
Cronograma de atividades do projeto.
Eventos, funções e macros
Estrutura de programação utilizando métodos, funções e macros.
Funções e Macros
Funções e Macros com C++
Game Design
Descubra o que faz um Game Designer, suas habilidades e como começar nessa carreira criativa!
Game Instance, Game State e Game Mode
Neste capítulo iremos apresentar as classes GameMode e GameInstance com suas funcionalidades.
Herança de Objetos
Neste capítulo será apresentado a estrutura de herança de objetos.
Iluminação
Neste capítulo vamos implementar a Iluminação do jogo.
Boas vindas
Desvende os segredos do desenvolvimento de jogos digitais. No CafeGeek, transformamos sua paixão em conhecimento prático, explorando desde a narrativa até a ...
Instalação e Configuração
Aprenda a instalar e configurar o Unreal Engine de forma simples e divertida!
Inteligência Artificial
Trabalhando com Inteligência Artificial
Interface e Editores
Descubra a interface do Unreal Engine 5 e conheça os principais editores de trabalho de forma simples e divertida!
Introdução a Computação Gráfica
Apresentação do curso de Computação Gráfica.
Introdução ao Unreal Engine
Conhecendo um pouco do desenvolvimento de jogos.
Introdução aos Materiais
Neste capítulo vamos apresentar o que são materiais e a sua estrutura.
Lines of Fate
Roteiro do jogo Lines of Fate.
Lógica de animação
Em este capítulo iremos implementar várias animações utilizando um eixo de movimentação utilizando o elemento e editor Blend space 1D e Blend space.
Lógica de movimentação
Trabalhando com a lógica de movimentação do personagem utilizando Blueprint
Manipulando materiais
Neste capítulo iremos manipular os materiais com lógica de script Blueprint e construir funções para utilizar dentro dos materiais.
Me conta uma historia
Aprenda sobre a organização de narrativas de jogos eletrônicos.
Death VIP
Modelo de GDD do jogo Death VIP
Multiplayer.
Implementando um jogo multiplayer com Unreal Engine
Objetos da interface
Neste capítulo vamos apresentar a lógica de programação os objetos do HUD.
Objetos Enums
Neste capítulo serão descritos objetos do tipo Enum.
Organizando as ideias
Descubra, de forma simples e divertida, as etapas para transformar uma ideia em um jogo digital!
Os elementos da história
Descubra, de forma simples e divertida, os elementos essenciais para criar histórias envolventes em jogos digitais!
Páginas por categoria
Lista de páginas por categoria.
Páginas
Lista de todas as páginas.
Portfólio
Portfólio do Cafegeek
Posts
Lista de todos os posts.
Programação C++ no Unreal Engine
Neste capítulo, vamos conhecer como funciona a lógica de programação usando C++ no Unreal Engine.
Renderização de objetos com Unreal Engine
Neste capítulo vamos analisar como é realizado o processamento de imagens pela CPU e GPU pelo Unreal Engine.
Renderização
Neste capítulo apresentaremos o processo de renderização de objetos 3D.
Mapa do Site
Mapa do site
Posts por Tag
Posts por Tag
Jogos Digitais - trilhas
jogos digitais - trilhas
Trabalhando com Animação 2D
Em este capítulo iremos implementar animações em duas dimensões utilizando o Plugin Paper2D no Unreal Engine.
Trabalhando com variáveis
Neste capítulo serão descritos os tipos de variáveis e sua manipulação.
Unreal Engine com C++ e Blueprint
Curso completo de Unreal Engine: aprenda estruturas de desenvolvimento, lógica de programação, Blueprints e C++.
Estrutura do Projeto
Neste capítulo será apresentado a estrutura do projeto.
Usando Structs
Neste capítulo vamos explorar o tipo de variável Struct.
User Interface
Neste capítulo vamos implementar o HUD (Heads-up Display) do jogo.
Utilizando Niagara
Neste capítulo vamos implementar efeitos especiais utilizando Niagara.
Variáveis Arrays
Neste capítulo serão descritas as variáveis do tipo Array.
Variáveis e Ponteiros
Armazenamento em memória usando variáveis e Ponteiros em linguagem C++
Visibilidade e Oclusão
Neste capítulo apresentaremos o processo de visualização e oclusão de objetos.
Posts
Servidor Publico
Quais são as características técnicas e sociais de um servidor público federal no Brasil?
Inteligência Artificial e Educação
TECHCONNECT RONDÔNIA 2024 - Atitude Sustentável.
Estrutura do Projeto
Projeto básico para construção de uma biblioteca de objetos.
Transformação digital e a evolução do trabalho
Congresso Rondoniense de Gestão de Pessoas 2023.
Implementando a lógica para segurar um objeto com Unreal Engine
Em alguns jogos o personagem pode realizar uma série de interações com os objetos na cena, como por exemplo segurar, arremessar, guardar ou simplesmente reto...
a-jogatina-das-decadas
A Jogatina das décadas
Aprenda sobre as características que definem um jogo eletrônico.
O jogo
O jogo é uma Atividade recreativa com regras, competição física ou mental, preparação para desafios futuros, impulso inato de dominar e competir.
Qual a função do jogo?
O jogo, seja uma competição por algo ou sua representação, está presente em vários aspectos da sociedade.
Quem joga?
Entender o que é jogar e por que jogar permite entender os fatores que motivam os jogadores.
Jogos eletrônicos
Jogos eletrônicos são uma subcategoria de jogos, com características e tipos distintos.
A evolução dos jogos eletrônicos
Ao longo das décadas os jogos eletrônicos evoluíram e incorporaram diversas características das artes visuais.
O mercado de jogos eletrônicos
O mercado de jogos cresce a cada ano, adaptando constantemente o produto para atrair novos jogadores.
O comportamento
Por que as pessoas são viciadas em videogames e não são viciadas em trabalho?
a-taberna-do-ponei-saltitante
computacao-grafica
Computação gráfica
Aprenda os conceitos de computação gráfica aplicados na prática usando o Unreal Engine e o Autodesk Maya.
Introdução a Computação Gráfica
Apresentação do curso de Computação Gráfica.
Estrutura de objetos 3D
Neste curso apresentaremos conceitos de computação gráfica aplicados na prática usando o Unreal Engine e o Autodesk Maya.
Renderização
Neste capítulo apresentaremos o processo de renderização de objetos 3D.
Renderização de objetos com Unreal Engine
Neste capítulo vamos analisar como é realizado o processamento de imagens pela CPU e GPU pelo Unreal Engine.
Visibilidade e Oclusão
Neste capítulo apresentaremos o processo de visualização e oclusão de objetos.
docs
jogos-digitais
me-conta-uma-historia
Me conta uma historia
Aprenda sobre a organização de narrativas de jogos eletrônicos.
Game Design
Descubra o que faz um Game Designer, suas habilidades e como começar nessa carreira criativa!
Organizando as ideias
Descubra, de forma simples e divertida, as etapas para transformar uma ideia em um jogo digital!
Os elementos da história
Descubra, de forma simples e divertida, os elementos essenciais para criar histórias envolventes em jogos digitais!
modelagem-3d
unreal-engine-com-c-e-blueprint
Objetos da interface
Neste capítulo vamos apresentar a lógica de programação os objetos do HUD.
Estruturas de Repetição
Neste capítulo serão descritas as estruturas de repetição.
Colisão entre objetos
Neste capítulo será apresentado o efeito de colisão de objetos.
Herança de Objetos
Neste capítulo será apresentado a estrutura de herança de objetos.
Introdução ao Unreal Engine
Conhecendo um pouco do desenvolvimento de jogos.
Instalação e Configuração
Aprenda a instalar e configurar o Unreal Engine de forma simples e divertida!
Estrutura de Pastas
Neste capítulo vamos entender e gerenciar as pastas do projeto.
Interface e Editores
Descubra a interface do Unreal Engine 5 e conheça os principais editores de trabalho de forma simples e divertida!
Criando seu primeiro Blueprint
Descubra como criar lógica de programação visual com Blueprints no Unreal Engine de forma simples e divertida!
Trabalhando com variáveis
Neste capítulo serão descritos os tipos de variáveis e sua manipulação.
Atores e seus componentes
Neste capítulo serão apresentados os objetos do tipo Atores ou Actors e suas estruturas.
Actor, Pawn e Character
Neste capítulo serão apresentados as classes Actor, Pawn e Character e seus componentes.
Estruturas de controle
Neste capítulo serão descritas as estruturas controle de fluxo, if, else, switch.
Eventos, funções e macros
Estrutura de programação utilizando métodos, funções e macros.
Comunicação entre Blueprints
Neste capítulo vamos organizar a comunicação entre objetos.
Game Instance, Game State e Game Mode
Neste capítulo iremos apresentar as classes GameMode e GameInstance com suas funcionalidades.
Variáveis Arrays
Neste capítulo serão descritas as variáveis do tipo Array.
Objetos Enums
Neste capítulo serão descritos objetos do tipo Enum.
Usando Structs
Neste capítulo vamos explorar o tipo de variável Struct.
Data Tables
Neste capítulo vamos explorar o objeto Data Tables.
User Interface
Neste capítulo vamos implementar o HUD (Heads-up Display) do jogo.
Introdução aos Materiais
Neste capítulo vamos apresentar o que são materiais e a sua estrutura.
Manipulando materiais
Neste capítulo iremos manipular os materiais com lógica de script Blueprint e construir funções para utilizar dentro dos materiais.
Iluminação
Neste capítulo vamos implementar a Iluminação do jogo.
Lógica de movimentação
Trabalhando com a lógica de movimentação do personagem utilizando Blueprint
Delta time e sistema de coordenadas
Delta time e sistema de coordenadas
Animação de personagens
Neste capítulo vamos apresentar o fluxo de trabalho e os elementos necessários para a animação de personagens.
Lógica de animação
Em este capítulo iremos implementar várias animações utilizando um eixo de movimentação utilizando o elemento e editor Blend space 1D e Blend space.
Trabalhando com Animação 2D
Em este capítulo iremos implementar animações em duas dimensões utilizando o Plugin Paper2D no Unreal Engine.
Inteligência Artificial
Trabalhando com Inteligência Artificial
Behaivor Tree
Trabalhando com Behaivor Tree
Programação C++ no Unreal Engine
Neste capítulo, vamos conhecer como funciona a lógica de programação usando C++ no Unreal Engine.
Multiplayer.
Implementando um jogo multiplayer com Unreal Engine
Controle de versão
Aprenda como gerenciar o seu código C++ usando Git.
Estruturas de arquivos
Como são as estruturas de arquivos na linguagem C++?
Funções e Macros
Funções e Macros com C++
Variáveis e Ponteiros
Armazenamento em memória usando variáveis e Ponteiros em linguagem C++
Classes de Objetos na linguagem C++
Classes de Objetos na linguagem C++
Utilizando Niagara
Neste capítulo vamos implementar efeitos especiais utilizando Niagara.
Unreal Engine com C++ e Blueprint
Curso completo de Unreal Engine: aprenda estruturas de desenvolvimento, lógica de programação, Blueprints e C++.