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Bem-vindo à interface do Unreal Engine 5!
Aqui você vai conhecer os principais elementos da tela e aprender para que serve cada editor. Não se preocupe se parecer muita coisa: com o tempo, tudo vai ficar natural e divertido!

Quando você abre o Unreal Engine 5 pela primeira vez, o Level Editor (Editor de Níveis) é exibido. É nele que você vai passar boa parte do tempo criando mundos, personagens e aventuras!

Interface padrão do Unreal Engine 5

1. Conhecendo a Interface

Vamos dar uma olhada nos principais elementos da tela:

  1. Menu Bar – Onde ficam os menus principais, como Arquivo, Editar, Janela e Ajuda.
  2. Main Toolbar – Atalhos para ferramentas importantes, como salvar, executar o jogo e acessar Blueprints.
  3. Level Viewport – Aqui você vê e edita o seu mundo em 3D (ou 2D).
  4. Content Drawer Button – Abre a “mochila” do seu projeto, onde ficam todos os arquivos e assets.
  5. Bottom Toolbar – Atalhos para o console, log de saída e status do controle de versão.
  6. Outliner – Mostra todos os objetos do seu nível em uma lista organizada.
  7. Details Panel – Exibe as propriedades do objeto selecionado, como posição, cor, material e muito mais.

Dica: Passeie com o mouse por cada painel e explore! Não tenha medo de clicar e descobrir o que cada botão faz.


2. Menu Bar

Menu bar

A barra de menus fica no topo da janela. Aqui você encontra comandos para abrir, salvar, importar arquivos, acessar configurações e muito mais. Menus como File, Window e Help estão sempre presentes.


3. Main Toolbar

Main Toolbar

A barra de ferramentas principal traz atalhos para:

  • Salvar o nível atual
  • Alternar entre modos de edição (Landscape, Foliage, Mesh Painting, etc.)
  • Adicionar novos objetos e Blueprints
  • Criar sequências cinematográficas
  • Executar o jogo no editor (Play)
  • Escolher a plataforma de destino (PC, mobile, console)
  • Ajustar configurações do editor

4. Level Viewport

O Level Viewport é onde a mágica acontece!
Aqui você visualiza e edita o seu mundo, seja em 3D (Perspective) ou em 2D (Orthographic).

Viewport
Vistas diferentes do Level Viewport no Unreal Engine 5. Topo: Perspective View. Abaixo: Orthographic View.
  • Perspective: Visualização 3D, perfeita para navegar pelo cenário.
  • Orthographic: Visualização 2D, ótima para alinhar objetos com precisão.

5. Content Drawer e Content Browser

O Content Drawer é como um baú do tesouro: aqui ficam todos os assets do seu projeto!
Imagens, sons, Blueprints, materiais, tudo organizado em pastas.

Content Browser window in Unreal Engine 5

Clique no botão Content Drawer (canto inferior esquerdo) para abrir. Você pode arrastar assets direto para o seu nível!

Dica: Para manter o Content Drawer sempre aberto, clique em “Dock” no canto superior direito dele.


6. Bottom Toolbar

Bottom Toolbar

Aqui você encontra:

  • Output Log: Mostra mensagens e erros do seu projeto.
  • Command Console: Digite comandos para testar e depurar.
  • Derived Data: Gerencia dados derivados do projeto.
  • Source Control Status: Mostra se o projeto está conectado ao controle de versão (como Git).

7. Outliner

O Outliner é uma lista de tudo que existe no seu nível, organizada em árvore.
Você pode ocultar, renomear, mover e até criar pastas para organizar melhor seus objetos.

Outliner

8. Details Panel

Quando você seleciona um objeto no nível, o Details Panel mostra todas as propriedades dele: posição, rotação, escala, materiais, física e muito mais.

Details Panel

9. Ferramentas de Transformação

Mover, girar e redimensionar objetos é fácil!
Use as teclas W (Mover), E (Girar) e R (Escalar) para alternar entre as ferramentas.

Move Tool (W) Rotate Tool (E) Scale Tool (R)
Esses controles estão relacionados a (W) - Movimento, (E) - Rotação e (R) - Dimensionamento de atores nas perspectivas de visualização usando as ferramentas de transformação
Widget icons

10. Referência Mundial e Local

Viewport toolbar coordinates

Você pode escolher se quer mover o objeto em relação ao mundo ou ao próprio objeto. Isso ajuda muito na hora de alinhar e posicionar elementos!


11. Actor Snapping

Surface Snapping
  • Surface Snapping: Alinha objetos a superfícies.
  • Drag Grid: Encaixa objetos em uma grade invisível.
  • Rotation Grid: Faz rotações em passos definidos.
  • Scale Grid: Escala objetos em incrementos fixos.

12. Velocidade da Câmera

Camera Speed

Você pode ajustar a velocidade da câmera para navegar mais rápido ou devagar pelo seu nível.


13. Modos de Visualização

Explore diferentes modos de visualização para ver seu nível de formas variadas: modo wireframe, iluminação, sombras, etc.


14. Customização do Layout

Você pode personalizar a disposição dos painéis, arrastando e encaixando onde preferir. Deixe o editor com a sua cara!


15. Play e Simulate

Play in Editor

Clique em Play para testar seu jogo direto no editor!
Você pode escolher entre diferentes modos:

  • Select ViewPort: Joga na janela atual.
  • New Editor Window: Abre uma nova janela para jogar.
  • Standalone Game: Executa o jogo em um processo separado.
  • Simulate: Simula o jogo sem controlar o personagem, ótimo para testar lógica e IA.
Buttom Play

Dicas Finais


**Agora que você já conhece a interface, está pronto para criar mundos incríveis! Continue explorando e divirta-se no Unreal Engine!