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TechConnect - Rondônia

1. Educação e sociedade

Katerina Holmes - Pexels

Estudos mostram que a escola mantém uma função fundamental para o processo social, desenvolvendo as capacidades cognitivas ajudando a criança compreender que têm um mundo social. link.

Segundo Piletti (1986, p.68), define socialização como:

É o processo através do qual o indivíduo internaliza os padrões sociais de agir, pensar, e sentir. Através da socialização, desde que nasce o indivíduo é treinado para querer agir segundo as expectativas sociais e só ter desejos e sentimentos permitidos socialmente.

A educação enfrenta diversos desafios, entre eles a missão de transformar a realidade das pessoas. É importante lembrar que o processo de aprendizado não ocorre apenas na relação professor-aluno em sala de aula. Conhecer e compreender a realidade do outro é essencial para a formação humana, pois o aprendizado vai além do aspecto técnico e abrange dimensões sociais, emocionais e éticas.

Alex Knight - Pexels

Hoje, encontramos um “novo aluno” nos ambientes educacionais: a Inteligência Artificial (IA). Esse “aluno” se destaca pela rapidez e amplitude de conhecimento, mas também traz desequilíbrios. Ele pode resolver problemas que deveriam ser enfrentados pelos alunos humanos, atuando como uma espécie de “cola”, e, por isso, pode comprometer o desenvolvimento crítico e criativo dos estudantes.

Além disso, é crucial lembrar que esse “novo aluno” também está em constante aprendizado e pode cometer erros. Seja ao apresentar respostas enviesadas, influenciadas por contextos sociais ou culturais, ou até ao errar cálculos matemáticos, a IA não é infalível. Por isso, mais do que temer ou rejeitar sua presença, precisamos entendê-la e aprender a integrá-la de forma responsável ao processo educativo, mantendo o foco no desenvolvimento humano e na ética.

Como todo novo aluno ele vem com várias questões positivas ou negativas, abaixo podemos destacar os aspectos negativos e positivos.

2. Aspectos negativos

2.1. Redução da interação humana

  • O uso excessivo de IA no ensino pode diminuir as oportunidades de interação social entre alunos e professores, o que é fundamental para o desenvolvimento de habilidades interpessoais, como empatia, trabalho em equipe e resolução de conflitos;

2.2. Desvalorização de métodos tradicionais

  • O aprendizado colaborativo, que ocorre por meio da troca de experiências entre indivíduos, pode ser prejudicado se a IA for priorizada como única fonte de ensino;
  • A transmissão de valores culturais, sociais e éticos, tradicionalmente mediada por educadores e grupos, pode ser enfraquecida quando delegada a máquinas.

2.3. Dependência tecnológica

  • Uma dependência excessiva da IA pode limitar a autonomia do aluno e enfraquecer habilidades como criatividade, pensamento crítico e resolução de problemas sem assistência tecnológica;
  • Falhas ou vieses em algoritmos de IA podem perpetuar desigualdades e injustiças, especialmente em casos em que a tecnologia é utilizada para avaliação ou seleção de candidatos.

2.4. Isolamento social

  • Ambientes educacionais mediados por IA podem levar ao isolamento dos indivíduos, especialmente em contextos onde o aprendizado remoto substitui o ensino presencial;
  • Crianças e jovens podem perder oportunidades de desenvolver vínculos sociais e emocionais necessários para a vida em sociedade.

2.5. Risco de despersonalização do aprendizado

  • Embora a IA possa personalizar conteúdos, ela não consegue substituir a complexidade das interações humanas, como o apoio emocional oferecido por professores ou a mediação de conflitos em sala de aula;
  • O uso excessivo de IA pode transformar o aprendizado em uma experiência transacional, mais focada em resultados do que em processos.

3. Aspectos positivos

3.1. Personalização do aprendizado

  • A IA pode adaptar o ensino ao ritmo e ao estilo de aprendizado de cada indivíduo, identificando lacunas no conhecimento e sugerindo conteúdos personalizados. Isso ajuda alunos com dificuldades específicas e também aqueles com maior facilidade, maximizando o potencial de ambos;
  • Ferramentas como chatbots, plataformas adaptativas e tutores virtuais oferecem suporte contínuo, especialmente em momentos em que a interação com professores ou colegas não é possível.

3.2. Acesso democrático ao conhecimento

  • A IA possibilita que mais pessoas tenham acesso a conteúdos de alta qualidade, independentemente de sua localização geográfica ou condições socioeconômicas. Isso reduz desigualdades e amplia oportunidades educacionais;
  • Tradução automática e geração de conteúdos tornam o aprendizado mais acessível para falantes de diferentes idiomas e para pessoas com deficiências.

3.3. Apoio aos professores

  • Automação de tarefas repetitivas (como correção de provas, geração de relatórios e acompanhamento de desempenho) permite que os professores se concentrem em atividades que exigem mais interação humana, como orientação e mediação de conflitos.
  • Ferramentas de análise de dados ajudam professores a identificar dificuldades de seus alunos e desenvolver estratégias pedagógicas mais eficazes.

3.4. Simulações e aprendizado imersivo

  • A IA pode criar ambientes de aprendizado baseados em simulação ou realidade aumentada, permitindo que os alunos desenvolvam habilidades práticas e participem de experiências colaborativas, mesmo à distância.
  • Jogos educativos e plataformas interativas promovem o aprendizado social por meio da cooperação entre estudantes.

3.5. Inclusão e acessibilidade

  • A IA pode ajudar na inclusão de pessoas com deficiências físicas, cognitivas ou sensoriais, oferecendo recursos como leitores de tela, legendas automáticas e reconhecimento de fala.

4. Café Filosófico - “Subjetividade artificial - a tecnologia que vive a vida no meu lugar” Alfredo Simonetti

  • Estamos usando a tecnologia de forma adequada na educação?
  • O modelo de Dorian Gray e a angustia do sofrimento do outro que não sou eu;
  • O experimento sobre a previsão do futuro dos relacionamentos realizado por psicólogos e uma IA;
  • Função de uso e gozo;
  • O estranheza familiar;

5. Como escolas suíças já usam inteligência artificial nas aulas - DW Brasil

  • Melhora correção de questões por parte dos professores;
  • Quais perguntas devem ser feitas para o ChapGPT;
  • Ajuda a melhorar a redação e estrutura do texto e os “prompts”;
  • Uso de forma consciente.

6. Inteligência Artificial vai destruir o futuro da educação

O aprendizado é essencialmente humano.

  • Os serviços estão ficando mais caros que os produtos;
  • O serviço de “dar aula” não teve aumento;
  • Eliminar o custo humano aumenta o lucro;
  • GPT é sigla para “generative pre-trained transformer” ou “transformador pré-treinado generativo”;
  • A IA não tem raciocínio;
  • Erros de IA são mais difíceis de identificar;
  • Dados de treino vs dados de contexto.

A IA atual não substitui pessoas, ela reduz custos.