Inteligência Artificial e Educação
1. Educação e sociedade
Estudos mostram que a escola mantém uma função fundamental para o processo social, desenvolvendo as capacidades cognitivas ajudando a criança compreender que têm um mundo social. link.
Segundo Piletti (1986, p.68), define socialização como:
É o processo através do qual o indivíduo internaliza os padrões sociais de agir, pensar, e sentir. Através da socialização, desde que nasce o indivíduo é treinado para querer agir segundo as expectativas sociais e só ter desejos e sentimentos permitidos socialmente.
A educação enfrenta diversos desafios, entre eles a missão de transformar a realidade das pessoas. É importante lembrar que o processo de aprendizado não ocorre apenas na relação professor-aluno em sala de aula. Conhecer e compreender a realidade do outro é essencial para a formação humana, pois o aprendizado vai além do aspecto técnico e abrange dimensões sociais, emocionais e éticas.
Hoje, encontramos um “novo aluno” nos ambientes educacionais: a Inteligência Artificial (IA). Esse “aluno” se destaca pela rapidez e amplitude de conhecimento, mas também traz desequilíbrios. Ele pode resolver problemas que deveriam ser enfrentados pelos alunos humanos, atuando como uma espécie de “cola”, e, por isso, pode comprometer o desenvolvimento crítico e criativo dos estudantes.
Além disso, é crucial lembrar que esse “novo aluno” também está em constante aprendizado e pode cometer erros. Seja ao apresentar respostas enviesadas, influenciadas por contextos sociais ou culturais, ou até ao errar cálculos matemáticos, a IA não é infalível. Por isso, mais do que temer ou rejeitar sua presença, precisamos entendê-la e aprender a integrá-la de forma responsável ao processo educativo, mantendo o foco no desenvolvimento humano e na ética.
Como todo novo aluno ele vem com várias questões positivas ou negativas, abaixo podemos destacar os aspectos negativos e positivos.
2. Aspectos negativos
2.1. Redução da interação humana
- O uso excessivo de IA no ensino pode diminuir as oportunidades de interação social entre alunos e professores, o que é fundamental para o desenvolvimento de habilidades interpessoais, como empatia, trabalho em equipe e resolução de conflitos;
2.2. Desvalorização de métodos tradicionais
- O aprendizado colaborativo, que ocorre por meio da troca de experiências entre indivíduos, pode ser prejudicado se a IA for priorizada como única fonte de ensino;
- A transmissão de valores culturais, sociais e éticos, tradicionalmente mediada por educadores e grupos, pode ser enfraquecida quando delegada a máquinas.
2.3. Dependência tecnológica
- Uma dependência excessiva da IA pode limitar a autonomia do aluno e enfraquecer habilidades como criatividade, pensamento crítico e resolução de problemas sem assistência tecnológica;
- Falhas ou vieses em algoritmos de IA podem perpetuar desigualdades e injustiças, especialmente em casos em que a tecnologia é utilizada para avaliação ou seleção de candidatos.
2.4. Isolamento social
- Ambientes educacionais mediados por IA podem levar ao isolamento dos indivíduos, especialmente em contextos onde o aprendizado remoto substitui o ensino presencial;
- Crianças e jovens podem perder oportunidades de desenvolver vínculos sociais e emocionais necessários para a vida em sociedade.
2.5. Risco de despersonalização do aprendizado
- Embora a IA possa personalizar conteúdos, ela não consegue substituir a complexidade das interações humanas, como o apoio emocional oferecido por professores ou a mediação de conflitos em sala de aula;
- O uso excessivo de IA pode transformar o aprendizado em uma experiência transacional, mais focada em resultados do que em processos.
3. Aspectos positivos
3.1. Personalização do aprendizado
- A IA pode adaptar o ensino ao ritmo e ao estilo de aprendizado de cada indivíduo, identificando lacunas no conhecimento e sugerindo conteúdos personalizados. Isso ajuda alunos com dificuldades específicas e também aqueles com maior facilidade, maximizando o potencial de ambos;
- Ferramentas como chatbots, plataformas adaptativas e tutores virtuais oferecem suporte contínuo, especialmente em momentos em que a interação com professores ou colegas não é possível.
3.2. Acesso democrático ao conhecimento
- A IA possibilita que mais pessoas tenham acesso a conteúdos de alta qualidade, independentemente de sua localização geográfica ou condições socioeconômicas. Isso reduz desigualdades e amplia oportunidades educacionais;
- Tradução automática e geração de conteúdos tornam o aprendizado mais acessível para falantes de diferentes idiomas e para pessoas com deficiências.
3.3. Apoio aos professores
- Automação de tarefas repetitivas (como correção de provas, geração de relatórios e acompanhamento de desempenho) permite que os professores se concentrem em atividades que exigem mais interação humana, como orientação e mediação de conflitos.
- Ferramentas de análise de dados ajudam professores a identificar dificuldades de seus alunos e desenvolver estratégias pedagógicas mais eficazes.
3.4. Simulações e aprendizado imersivo
- A IA pode criar ambientes de aprendizado baseados em simulação ou realidade aumentada, permitindo que os alunos desenvolvam habilidades práticas e participem de experiências colaborativas, mesmo à distância.
- Jogos educativos e plataformas interativas promovem o aprendizado social por meio da cooperação entre estudantes.
3.5. Inclusão e acessibilidade
- A IA pode ajudar na inclusão de pessoas com deficiências físicas, cognitivas ou sensoriais, oferecendo recursos como leitores de tela, legendas automáticas e reconhecimento de fala.
4. Café Filosófico - “Subjetividade artificial - a tecnologia que vive a vida no meu lugar” Alfredo Simonetti
- Estamos usando a tecnologia de forma adequada na educação?
- O modelo de Dorian Gray e a angustia do sofrimento do outro que não sou eu;
- O experimento sobre a previsão do futuro dos relacionamentos realizado por psicólogos e uma IA;
- Função de uso e gozo;
- O estranheza familiar;
5. Como escolas suíças já usam inteligência artificial nas aulas - DW Brasil
- Melhora correção de questões por parte dos professores;
- Quais perguntas devem ser feitas para o ChapGPT;
- Ajuda a melhorar a redação e estrutura do texto e os “prompts”;
- Uso de forma consciente.
6. Inteligência Artificial vai destruir o futuro da educação
O aprendizado é essencialmente humano.
- Os serviços estão ficando mais caros que os produtos;
- O serviço de “dar aula” não teve aumento;
- Eliminar o custo humano aumenta o lucro;
- GPT é sigla para “generative pre-trained transformer” ou “transformador pré-treinado generativo”;
- A IA não tem raciocínio;
- Erros de IA são mais difíceis de identificar;
- Dados de treino vs dados de contexto.
A IA atual não substitui pessoas, ela reduz custos.