Introdução a Computação Gráfica
1. O que é computação gráfica?
A Computação Gráfica reúne um conjunto de técnicas que permitem a geração de imagens a partir de modelos computacionais de objetos reais, objetos imaginários ou de dados quaisquer coletados por equipamentos na natureza. O que é computação gráfica
Utilizando e entendendo os elementos e as técnicas envolvidas na geração de imagens podemos aplicar esse conhecimento em diversas áreas de atuação, como por exemplo:
- Engenharia e arquitetura;
- Efeitos especiais;
- Apresentação de gráfica de dados em formatos tridimensionais;
- Realidade virtual;
- Jogos digitais;
2. Computação gráfica para jogos digitais
O setor de Jogos são um dos maiores usufruidores dos avanços gráficos e de maior aplicação de recursos da computação gráfica. Resultando também no desenvolvimento e aprimoramento de equipamentos para este tipo de trabalhos, como placas de vídeo e processadores mais poderosos. Os jogos digitais ganharam mais realidade graças ao aporta da CG.Computação gráfica e jogos digitais
Construir jogos digitais para que possam ser executados em diversas plataformas, sejam de arquiteturas e hardware ou sistemas operacionais diferentes exige conhecimento de técnicas de renderização de objetos na tela, bem como conhecer os elementos que os formam.
3. O curso de Computação Gráfica
Neste curso apresentaremos conceitos de computação gráfica aplicados na prática usando o Unreal Engine e o Autodesk Maya.
4. Habilidades que serão aprendidas
- Como são formados os objetos em gráficos 3D;
- Entender e aplicar o modelo de renderização;
- Processo de renderização no Unreal Engine.
5. Categoria do Curso
M | D | A |
---|---|---|
Mecânicas | Dinâmicas | Estéticas |
6. Referências
- O que é computação gráfica
- Computação gráfica
- Computação Gráfica e Jogos Digitais
- Introduction to Computer Graphics
- An In-Depth Look at Real-Time Rendering
- Visibility and Occlusion Culling
- Visibilty Culling Reference
- Cull Distance Volume
- WTF Is? Volume - Cull Distance in Unreal Engine 4
- Process Explorer
- Unreal’s Rendering Passes
- Measuring Performance
- Understanding Culling Methods - Live Training - Inside Unreal
- how unreal renders a frame
- Real-Time Rendering Fundamentals
- How Unreal Renders a Frame
- Introduction to Decal Rendering
- Vertex Shaders
- Verttex Shaders
- Deferred Shading
- Normal Mapping
- General-purpose computing on graphics processing units
- gpu-rendering-and-game-graphics-explained
- feature-vertexshader
- General-purpose_computing_on_graphics_processing_units
- articles/forward-rendering-vs-deferred-rendering–gamedev-12342
- Graphics_pipeline
- Vertex_pipeline
- vertex-shader
- video-game-e-jogos/863-o-que-e-vertex-shading
- Geometry_Shader
- Fragment_Shader
- computer_graphics
- what-are-draw-calls
- RPC
- pixels
- Interplay of Light
- Game Engine Overview
- Polygon Mesh
- How to Prepare Textures
- Computer Graphics. image treatment
- Maya tutorial : How to move your Pivot Point ( 2 methods )
- UE4 Tutorial: Change Pivot Point on BSP or Static Mesh
- HSV to RGB Material Function in Unreal Engine
- Alpha compositing
- Alpha (alpha channel)
- RGB Color Codes Chart