Se você quiser fazer uma torta de maçã do nada, você precisa, primeiro, inventar o universo.
Carl Sagan
Criar um jogo é como montar um quebra-cabeça: cada peça tem seu lugar e importância!
O processo normalmente passa por três grandes etapas: Conceito, Funcional e Artística. Vamos conhecer cada uma delas?
Aqui nasce a ideia do jogo! É o momento de imaginar histórias, mecânicas, temas e estilos visuais.
Você pode criar um universo inteiro ou apenas pensar em uma mecânica divertida. O importante é documentar tudo para não perder nenhuma ideia!
Dica: Não é obrigatório ter uma narrativa super elaborada, mas é legal definir o contexto, tema e estilo do seu jogo. Se tiver personagens, aproveite para criar um pouco da história deles!
Um ótimo exemplo de documentação é o modelo Death VIP. Use esse modelo para organizar seus projetos ao longo do curso.
Agora é hora de planejar como o jogo vai funcionar na prática.
Defina o fluxo de trabalho, as regras do mundo, as mecânicas e como a equipe vai se comunicar.
Como será o visual do seu jogo? Quem são os personagens? Qual o clima do cenário?
Nessa etapa, pense em storyboards, arte conceitual e referências visuais para dar vida ao seu universo.
Ninguém faz um jogo sozinho!
Montar uma equipe é como formar um grupo de heróis, cada um com uma habilidade especial.
Profissional | Papel |
---|---|
Programador | Desenvolvimento da mecânica do jogo |
Artista | Arte 2D, Arte 3D e animações |
Designer | Ambiente e mecânica |
Produtor | Financiamento e organização do projeto |
Testador | Testa o jogo e encontra problemas |
Compositor | Cria músicas e trilhas sonoras |
Sound design | Efeitos sonoros durante a gameplay |
Redator | Roteiros e pesquisa documental |
Tabela 1: Profissões e papéis.
Dica Dungeon: Pense como um grupo de RPG: cada um tem um papel fundamental para vencer o desafio!
Por onde começar?
Divida o projeto em pequenas entregas (os famosos “pacotes de entrega”) e organize sua agenda!
Tarefa | Descrição |
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Prototipação | Criar um modelo inicial do jogo |
Level design | Planejar ambientes e mecânicas |
Interface | Criar a interface com o jogador (HUD) |
Gerenciamento | Acompanhar tarefas e comunicação da equipe |
Líder de equipe | Facilitar a integração entre as áreas |
Tabela 2: Tarefas principais.
Todo projeto tem seus desafios!
Fique atento aos principais fatores que podem limitar o desenvolvimento do seu jogo:
Planeje o orçamento e controle os custos para não ficar sem recursos no meio do caminho.
Gerencie bem o tempo para cumprir prazos e entregar tudo no prazo combinado.
Garanta que a equipe tenha acesso às ferramentas e infraestrutura necessárias.
Monte uma equipe com as habilidades certas para cada desafio.
Sentir é criar. Sentir é pensar sem ideias, e por isso sentir é compreender, visto que o Universo não tem ideias.
Fernando Pessoa
A maior virtude do game é, sem dúvida, conseguir comover sem sequer dizer uma palavra.
Agora é com você! Organize suas ideias, monte sua equipe e comece a criar o seu próprio universo de jogos. Divirta-se nessa jornada criativa!