Se você quiser fazer uma torta de maçã do nada, você precisa, primeiro, inventar o universo.
Carl Sagan

1. Como construir um jogo digital?

Criar um jogo é como montar um quebra-cabeça: cada peça tem seu lugar e importância!
O processo normalmente passa por três grandes etapas: Conceito, Funcional e Artística. Vamos conhecer cada uma delas?

1.1. Conceito

Figura: Game design for PUBBY.
Figura: Game design for PUBBY.

Aqui nasce a ideia do jogo! É o momento de imaginar histórias, mecânicas, temas e estilos visuais.
Você pode criar um universo inteiro ou apenas pensar em uma mecânica divertida. O importante é documentar tudo para não perder nenhuma ideia!

Dica: Não é obrigatório ter uma narrativa super elaborada, mas é legal definir o contexto, tema e estilo do seu jogo. Se tiver personagens, aproveite para criar um pouco da história deles!

Um ótimo exemplo de documentação é o modelo Death VIP. Use esse modelo para organizar seus projetos ao longo do curso.

1.2. Funcional

Agora é hora de planejar como o jogo vai funcionar na prática.
Defina o fluxo de trabalho, as regras do mundo, as mecânicas e como a equipe vai se comunicar.

Figura: The growth of the gaming industry in the context of creative industries.
Figura: O crescimento da indústria de games e o fluxo de trabalho.

1.3. Artística

Como será o visual do seu jogo? Quem são os personagens? Qual o clima do cenário?
Nessa etapa, pense em storyboards, arte conceitual e referências visuais para dar vida ao seu universo.

Figura: The Benefits of Embracing 3D in your Concept Art Workflow.
Figura: A arte conceitual ajuda a visualizar o mundo do jogo.

2. A equipe

Ninguém faz um jogo sozinho!
Montar uma equipe é como formar um grupo de heróis, cada um com uma habilidade especial.

Figura: Várias pessoas com papeis diferentes desempenham a produção do projeto
Figura: Cada papel é importante para o sucesso do projeto.
Profissional Papel
Programador Desenvolvimento da mecânica do jogo
Artista Arte 2D, Arte 3D e animações
Designer Ambiente e mecânica
Produtor Financiamento e organização do projeto
Testador Testa o jogo e encontra problemas
Compositor Cria músicas e trilhas sonoras
Sound design Efeitos sonoros durante a gameplay
Redator Roteiros e pesquisa documental

Tabela 1: Profissões e papéis.

Dica Dungeon: Pense como um grupo de RPG: cada um tem um papel fundamental para vencer o desafio!


3. Tarefas

Por onde começar?
Divida o projeto em pequenas entregas (os famosos “pacotes de entrega”) e organize sua agenda!

Tarefa Descrição
Prototipação Criar um modelo inicial do jogo
Level design Planejar ambientes e mecânicas
Interface Criar a interface com o jogador (HUD)
Gerenciamento Acompanhar tarefas e comunicação da equipe
Líder de equipe Facilitar a integração entre as áreas

Tabela 2: Tarefas principais.

Figura: Processo de desenvolvimento de jogos.
Figura: Um bom fluxo de trabalho facilita a colaboração da equipe.

4. Limitações

Todo projeto tem seus desafios!
Fique atento aos principais fatores que podem limitar o desenvolvimento do seu jogo:

4.1. Dinheiro

Planeje o orçamento e controle os custos para não ficar sem recursos no meio do caminho.

Figura: Fatores que influenciam o custo de desenvolvimento de jogos.
Figura: Fatores que influenciam o custo de desenvolvimento de jogos.

4.2. Tempo

Gerencie bem o tempo para cumprir prazos e entregar tudo no prazo combinado.

Figura: Como gerenciar o tempo no desenvolvimento.
Figura: Gerenciar o tempo é essencial para o sucesso do projeto.

4.3. Tecnologia

Garanta que a equipe tenha acesso às ferramentas e infraestrutura necessárias.

Figura: Infraestrutura para desenvolvimento de jogos.
Figura: Tenha a tecnologia certa para cada etapa do projeto.

4.4. Expertise

Monte uma equipe com as habilidades certas para cada desafio.

Figura: Estratégias para cada papel no projeto.
Figura: Defina estratégias e responsabilidades para cada papel.

5. Como organizar as ideias?

Sentir é criar. Sentir é pensar sem ideias, e por isso sentir é compreender, visto que o Universo não tem ideias.
Fernando Pessoa

5.1. Onde nascem as ideias?

Figura: Jogo com temática medieval e fantasia.
Figura: Jogo com temática medieval e fantasia.

5.2. Cultivando ideias

Figura: Jogo simples com boa apresentação gráfica e história comovente.
Figura: Jogo simples com boa apresentação gráfica e história comovente.

5.3. O que torna uma ideia interessante?

Figura: Lost in Random é um misto de ótimo roteiro e gameplay criativo.
Figura: Procure as histórias não contadas.

6. O que nos inspira?

Figura: A coragem é inspiradora.
Figura: A coragem é inspiradora.

7. Hábito

Figura: Uma boa jornada ajuda na inspiração.
Figura: Uma boa jornada ajuda na inspiração.

A maior virtude do game é, sem dúvida, conseguir comover sem sequer dizer uma palavra.


Agora é com você! Organize suas ideias, monte sua equipe e comece a criar o seu próprio universo de jogos. Divirta-se nessa jornada criativa!