Data Tables
1. O que são Data Tables?
Data Tables são estruturas de dados com vários tipos de variáveis agrupados e podem ser utilizadas para armazenamento de forma estática de informações dos personagens e suas características, recursos do jogo como espadas, escudos, magias, propriedades do jogo como níveis, dificuldades e pontuação.
Vamos explorar os objetos do tipo Data tables que são basicamente tabelas de dados disponíveis para os desenvolvedores e são definidas por tipos Structure.
2. Criando um objeto do tipo Data Table
Vamos implementar o SElementos do tipo Structure que servirá como base para o objeto Data Table
.
Utilizando o menu de contexto escolha Miscellaneous
> Data Table
.
Logo em seguida devemos definir a estrutura de dados da tabela utilizando o variável SElementos do tipo Structure
.
3. Inserindo dados no objeto do tipo Data Table
Ao abrir o objeto de Data Table é apresentado um editor para manipulação de dados, inserindo, removendo e alterando as linhas.
A coluna RowName não pode ser repetida, funcionado como identificador único da linha.
4. Importando dados de um arquivo csv
É possível importar as linhas de um arquivo texto com elementos separados por vírgulas.
Primeiramente vamos definir um arquivo separado por vírgulas com as informações necessárias para o nosso propósito.
rowname,Name,type,property,value
1,Mithril,Rock,Life,10
2,The Ring of Barahir,Ring,Strength,50
3,Soul Stone,Gem,Damage,50
4,Mithril Stone Black,Rock,Life,10
Agora vamos implementar o objeto SArtifact do tipo Structure com a seguinte estrutura para que possamos carregar os dados do arquivo:
Em seguida implemente o objeto TArtifact do tipo Data Table
e com o botão direito do mouse em cima do objeto e selecione Reimport
, logo em seguida escolha o arquivo csv:
Os dados serão importados e na aba Data Table Details
os parâmetros de importação serão apresentados.
5. Exemplo de utilização de Data Table
Para este exemplo vamos implementar um objeto para automaticamente adicionar outros objetos (Vida) na cena, a posição dos objetos pode se controlada com um vetor de coordenadas.
5.1. Implementando o objeto BP-Vida
Este objeto deverá estar na cena para interação com o jogador pois pode aumentar o valor da vida do personagem com as seguintes variáveis e componentes.
5.2. Implementando o objeto BP_Elementos
Este objeto serve como referência na cena para posicionamento de objetos BP_Vida com as seguintes variáveis e componentes.
Observe que a variável Posicao é do tipo vector e tem a propriedade Show 3D Widget
habilitada para facilitar o posicionamento do elemento na cena.
O Vetor Posicao na cena.
Detalhes das coordenadas.
5.3. Logica da carga dos dados
Para cada elemento do vetor Posicao é implementado um objeto do tipo BP_vida nas coordenadas de vetor.
Get data Table Row
- Tenta recuperar uma linha daDataTable
por meio de texto em RowName. No exemplo a linha recuperada deve coincidir com uma variável passada como parâmetro;
Para cada objeto adicionado na cena são definidas propriedades.